Redes Sociais

Cidades

Rio-pretense clica em link e tem conta invadida por golpistas

Caso vai ser investigado pela Polícia Civil

Publicado há

em

Divulgação/Ilustrativa

Não é apenas ludibriando a vítima durante o golpe que os criminosos virtuais se aproveitam para ganhar dinheiro de forma fácil. Além de, por inúmeras vezes, receberem Pix ou transferências, também conseguem invadir o telefone das pessoas e retirar valores por conta própria. É o caso de uma rio-pretense de 48 anos. De acordo com informações do boletim de ocorrência, a atendente, moradora do bairro Jardim Santo Antônio, já havia enviado uma quantia por engano, mas acabou tendo ainda a conta hackeada.

Na Central de Flagrantes, a vítima relatou que um desconhecido, por meio do WhatsApp se passou pela cunhada dela (com foto idêntica de perfil) e pediu um empréstimo por Pix de R$ 545. “Sem perceber, acabou enviando o valor, que caiu para uma pessoa com nome diferente da familiar [pessoa do sexo feminino]”, afirma no relato.

Mais tarde, segundo ela, “recebeu uma ligação e sem saber clicou em um link que a pessoa dizia ser do banco em que ela possui conta e que seria para deletar um vírus, momento que o dispositivo foi invadido e perdeu o domínio de tudo. Quando percebeu, já haviam sido retirados da conta dela a quantia de R$ 2 mil”.

O delegado de plantão determinou instauração de inquérito para apurar o caso. A documentação terminou encaminhada para o distrito policial correspondente a área em que ocorreu o crime e mulher foi orientada quanto ao prazo de seis meses que tem direito a processar os envolvidos, período que passa a valer apenas quando eles forem identificados.

AS MAIS LIDAS