Cidades
Em legítima defesa, mulher acerta facada em marido, que morre no hospital
Testemunha disse que a encontrou na rua chorando e muito assustada
Um desentendimento entre casal terminou em agressões, facada e morte nesta segunda-feira (9) no Residencial Vida Nova Rio Preto. De acordo com informações do boletim de ocorrência, a mulher envolvida no caso tentou se defender (legítima defesa) de agressões que sofria, apossou-se de uma faca, que acabou cortando uma artéria do companheiro. O homem, ajudante de pedreiro de 39 anos, foi socorrido, chegou a passar por procedimento cirúrgico, mas morreu no hospital horas depois.
Policiais militares relataram na Central de Flagrantes que era de madrugada quando foram acionados ao local, devido a uma briga de casal. Ao chegarem, o homem era reanimado por socorristas do Samu em razão de ferimento por arma branca no braço esquerdo. Foram informados de que a faca atingiu uma artéria e ele seria levado para o Hospital de Base.
A Polícia Científica esteve na residência e realizou os testes necessários. A faca foi apreendida e a informação seguinte veio já da unidade de saúde, de que um desconhecido passava por cirurgia e não era possível especificar naquele momento o estado de saúde dele. A mulher de 45 anos relatou que “o relacionamento já dura 4 anos, mas há 2, o homem passou a trazer bebida alcoólica e drogas para casa, a xingá-la e algumas vezes chegou a agredi-la”.
Seguiu o relato dizendo que “por vergonha da situação nunca havia registrado boletim de ocorrência. Nesta segunda, ele chegou em casa por volta de 18h, ela foi fazer o jantar e sem motivo aparente ele partiu para cima dela, ofendendo, quebrando objetos e ergueu o braço para lhe acertar um soco. Nesse momento se apossou de uma faca, apenas para fazer com que ele parasse, não queria atingi-lo, mas reparou que já estava sangrando. Chegou a pedir que se afastasse antes, mas ele não parou. Foi a primeira vez que teve essa atitude de pegar uma faca”.
Uma testemunha afirmou a equipe que “frequenta a casa e sempre vê objetos quebrados, percebendo que o relacionamento do casal era conturbado e presenciou o homem várias vezes alterado, tratando ela sempre de maneira rude e agressiva, mas nunca chegou a ver uma agressão física. Recebeu uma ligação dela pedindo ajuda e a encontrou no meio da rua, muito assustada, com muito medo”.
A filha da mulher, que não mora no local, também relatou fatos semelhantes sobre objetos quebrados na casa da mãe e relacionamento complicado, “mas também não tinha presenciado nenhuma agressão física. Há alguns dias, o homem disse a ela que ‘queria dar um sopapos’ na mãe dela”. Analisando os depoimentos, o delegado de plantão considerou a atitude da mulher como legítima defesa, já que a região acertada não era de conhecimento da mulher de que era vital.
Morte
De acordo com a comunicação do hospital para a Central de Flagrantes, “o paciente, morador de São José do Rio Preto-SP, o qual deu entrada em internação no dia 09/09/2024, após ser atingido por golpe de faca, evoluindo a óbito no mesmo dia, às 5h24”. Foi expedida requisição para exame necroscópico, a ser realizado no IML e os documentos terminaram encaminhados para o distrito policial correspondente a área dos fatos, que vai proceder as investigações.