Cidades
Semae descarta racionamento, mas pede consumo consciente
Chuvas expressivas e contínuas estão previstas para a segunda quinzena de outubro
O Semae de Rio Preto descartou aplicar racionamento de água nos próximos dias. A medida foi tomada após avaliação dos reservatórios dos Lago 1 e 3, da Represa Municipal.
De acordo com a autarquia, apesar da chuva de 4,4 milímetros, registrada na segunda-feira (16), o sistema permanece operando no limite da capacidade de distribuição. O Lago 1 está 3,5 cm acima do vertedouro, enquanto o Lago 3 apresenta 3,0 cm acima. A captação de água na Represa Municipal permanece em 220 litros por segundo.
O volume pluviométrico registrado, somado à estabilização do consumo de água e medidas operacionais adotadas pelo Semae, permitiu que Rio Preto passe mais uma semana sem racionamento. No entanto, há necessidade de chuvas expressivas contínuas, que estão previstas para a segunda quinzena do mês de outubro. “Diante desse cenário, reforçamos o pedido de que os usuários continuem utilizando a água de maneira consciente e racional, evitando desperdícios”, diz nota da assessoria do Semae.
A próxima reunião de avaliação do comitê criado pelos técnicos da autarquia para acompanhar a situação da seca extrema e as consequências no abastecimento será realizada na terça-feira (24). O grupo avaliará novamente a necessidade de medidas de restrição hídrica no consumo.