Redes Sociais

Cidades

Governo de SP destina R$ 200 milhões para investimentos na Polícia Civil

Recurso foi destinado para aprimorar os trabalhos de investigação, reformar e ampliar unidades e adquirir equipamentos para os agentes

Publicado há

em

GovSP/SSP-SP

 

A Polícia Civil do Estado de São Paulo recebeu mais de R$ 200 milhões em investimentos pelo governo paulista. O recurso foi destinado para aprimorar os trabalhos de investigação, reformar e ampliar unidades e adquirir equipamentos para os agentes.

Na atual gestão, foram entregues 428 novas viaturas e 7,5 mil armas. Em termos de estruturas, mais de 50 unidades foram abertas ou estão passando por reformas no Estado. Além de readequar o ambiente promovendo conforto e segurança para os profissionais, também houve ampliação para o atendimento das vítimas.

A instituição recebeu neste ano o maior contingente de policiais civis da história, com a formatura de 3,1 mil agentes. Com o preenchimento de vagas, houve a redução na defasagem histórica em alguns cargos da corporação: para o de escrivão, o déficit passa de 45% para 23%. De investigador diminui de 37% para 27%. Mais de 300 delegados devem iniciar os trabalhos a partir de novembro, quando terminarem o curso na Academia de Polícia.

Dia da Polícia Civil

Na segunda-feira (30) foi comemorado o dia da Polícia Civil. Dividida entre as carreiras de delegado, investigador e escrivão, a instituição já tem mais de 180 anos de história no Estado.

O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou que atualmente a Polícia Civil tem apresentado os melhores resultados da história, com altos índices de esclarecimentos de crimes graves. “Vamos continuar fortalecendo essa instituição, seja por meio de entregas de viaturas, armas, delegacias e valorização policial, porque é um trabalho árduo e bem feito que merece reconhecimento”, pontuou.

O primeiro chefe de polícia foi o conselheiro Rodrigo Antonio Monteiro de Barros, um dos responsáveis por ajudar na modificação do Código de Processo Criminal, estabelecendo um trabalho policial centralizado e eficiente, não só para o Estado paulista, mas em todo o Brasil. Após esse processo, foi criado o cargo de delegado de polícia.

Com o passar dos anos e a chegada de novos policiais, foram instituídas as carreiras de escrivão e investigador. Posteriormente, houve a criação, para além das delegacias, de setores que investigavam crimes específicos, como homicídios, por exemplo.

Hoje, a Polícia Civil do Estado de SP tem profissionais requisitados até mesmo para dar treinamentos em outros países devido ao sucesso na elucidação dos casos, além de usar softwares de primeiro mundo que colaboram para esses resultados.

AS MAIS LIDAS