Cidades
Mães solo ganham espaço de acolhimento na região Norte de Rio Preto
Projeto Ratione vai atender no Centro de Qualificação da Secretaria do Trabalho e Emprego
Foi inaugurada na última quinta-feira (12) no Centro de Qualificação Profissional e Emprego, a Sala Ratione Mãe Solo, uma parceria entre a Prefeitura de São José do Rio Preto e a Vara da Infância e da Juventude.
O espaço é um braço de ampliação do Projeto Ratione, que tem a missão de promover ações para prevenir atos infracionais entre crianças e adolescentes. “A Prefeitura de Rio Preto e o Poder Judiciário têm andado juntos para enfrentar os desafios apresentados pela cidade e atender as necessidades da população. Inaugurar esta sala na Região Norte, que é a mais populosa da nossa cidade, faz parte das soluções que temos construído pelo bem das pessoas”, destacou o prefeito Edinho Araújo.
Em operação há quatro anos e premiado por seu caráter inovador, o Ratione tem como pilar educação integrada e compreensiva que gera promoção do bem-estar de adolescentes e jovens.
“Recebemos muitas mães solo com dificuldades para acessar direitos e políticas públicas que lhes permitam cuidar melhor de seus filhos. E isso impacta no desenvolvimento dessas crianças e adolescentes. Muitas dessas histórias estão na região Norte, por isso estar mais próximos dela é uma solução essencial até em termos de logística”, explicou o juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto.
O Ratione já atende em quatro unidades da rede estadual de ensino. Agora, com a nova sala, a partir de janeiro de 2025, mães e demais pessoas que necessitem de suporte da Justiça para garantir os direitos de suas crianças e adolescentes poderão procurar atendimento diretamente no local.
“Esses atendimentos vão oportunizar acesso a plantão psicológico, acolhimento social, na área da saúde e da educação, além de promover oportunidades que garantam renda e autonomia, aproveitando o fato de estar dentro do ecossistema de Trabalho e Emprego”, detalha a assistente Maria Luiza Bueno, presidente do projeto.
Hoje, o Ratione conta dom 18 membros voluntário associados, além de mais de 40 profissionais de setores diversos, como educação e saúde.
Estiveram presentes na cerimônia a assistente social Flavia Matias, da Fundação Casa; a psicóloga Priscila Paschoal, da Vara da Infância e Juventude; o vereador Cabo Júlio Donizete, e também o Tenente Norival de Barros, membro da equipe de transição de governo na Secretaria do Trabalho e do Emprego.
Todos foram recebidos pelo secretário Rodrigo Demécio, gestor do Centro que fica na avenida Mirassolândia, 1775.
“Pardal” premiado
Durante o evento, o dr. Evandro Pelarin anunciou que outro projeto de caráter socioeducativo denominado Pardal acaba de ser contemplado em premiação do CNJ – Conselho Nacional de Justiça.
“Mais de mil projetos inscritos no Brasil inteiro, único no estado de São Paulo, tendo sido escolhido para primeiro lugar. É um projeto da Vara da Infância e da Juventude, em parceria com a Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Fundação Casa”, compartilhou.
A iniciativa permite que reeducandos da Fundação Casa conheçam os espaços e equipamentos culturais públicos, a fim de despertar interesses e desenvolvimentos múltiplos. O foco é oportunizar ideias de recomeços e novos futuros.
- Cidades1 dia
“Ninguém vai apreender minhas armas”, diz homem para policiais militares
- Cultura2 dias
Grife rio-pretense Martians lança campanha protagonizada pelo rapper Kant
- Cidades1 dia
‘Do nada’, carro pega fogo estacionado em Rio Preto
- Cidades1 dia
Advogada cai em golpe ao telefone e perde quase R$ 10 mil