Cidades
Marcha da Virada da Inclusão promove mobilização no dia das pessoas especiais
Evento terá saída da escola Zulmira Salles, no Jardim Urano, e abordará o tema da inclusão social
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza a Virada Inclusiva 2024, entre os dias 2 e 6 de dezembro. Um dos destaques da programação será a Marcha da Virada, marcada para o dia 3 de dezembro, data reconhecida pela ONU.
A concentração ocorrerá às 13h30 na escola Zulmira da Silva Salles, localizada no Jardim Urano, de onde os participantes partirão em um percurso que busca reforçar a importância da acessibilidade, do respeito às diferenças e da luta contra o capacitismo.
A informação da escola destaca a relevância da inclusão em nossa sociedade: “Inclusão… Essa palavra só é usada quando alguém está excluído, quando alguém não pertence ao todo.” Apesar dos avanços, o preconceito e o capacitismo ainda são desafios diários enfrentados pelas pessoas especiais.
A Virada Inclusiva é uma oportunidade para trazer visibilidade a essas questões e propor reflexões. “O ser humano não pode ser visto e reduzido à sua deficiência. Ela não o define. Ao contrário, a deficiência é apenas uma característica que, somada a outras tantas, constituem aquela pessoa.”
Entre os objetivos do evento está a construção de um futuro onde barreiras sejam eliminadas e a convivência com as diferenças seja natural. “Ainda estamos na caminhada em direção a um tempo em que pessoas não serão mais chamadas pela sua deficiência: ‘aquele autista’, ou ‘aquela cadeirante’. Nesse tempo, apenas seus nomes serão sua referência.”
A programação da Virada Inclusiva inclui atividades culturais, esportivas e de conscientização, com o propósito de engajar a sociedade e promover a valorização das pessoas especiais como parte essencial do todo. “Nesse tempo, TODOS seremos de fato o TODO.”
O evento busca reforçar que a inclusão social não é apenas um ideal, mas uma prática que deve ser construída continuamente, garantindo igualdade de oportunidades para todos.
- Cidades1 dia
“Ninguém vai apreender minhas armas”, diz homem para policiais militares
- Cultura2 dias
Grife rio-pretense Martians lança campanha protagonizada pelo rapper Kant
- Cidades1 dia
‘Do nada’, carro pega fogo estacionado em Rio Preto
- Cidades1 dia
Advogada cai em golpe ao telefone e perde quase R$ 10 mil