Cidades
Miguel e Helena empatam como nomes mais escolhidos neste ano em Rio Preto
Nomes curtos, que mesclam tradição e influência digital, são tendência no Brasil
Miguel e Helena empataram como os nomes mais escolhidos pelos pais para registrar seus filhos em São José do Rio Preto, com 85 registros cada. A disputa acirrada entre os dois reflete a preferência dos rio-pretenses em 2024. O nome Helena, que se manteve como um dos favoritos nos últimos anos, teve um crescimento constante no Ranking Nacional de Nomes, enquanto Miguel, que também continua em alta, segue como uma forte escolha para os pais. Ambos os nomes estão entre os mais populares do estado, com Helena já tendo batizado mais de 133 mil paulistas ao longo dos anos.
O levantamento faz parte da base de dados do Portal da Transparência do Registro Civil (Link), administrado pela Arpen-Brasil, entidade que congrega os Cartórios de Registro Civil do país, e que reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados em todo o Brasil. A plataforma permite pesquisas por nomes simples ou compostos, com recortes por regiões, estados e municípios, oferecendo um amplo panorama das escolhas das famílias brasileiras.
O Ranking dos nomes mais registrados reforça a preferência estadual por nomes curtos e de fácil pronúncia, como Miguel, Helena, Ravi, Gael e Theo, que continuam se destacando entre os mais escolhidos. Esses nomes refletem uma busca crescente por simplicidade, sonoridade e conexão global, mesclando tradição, com a utilização de nomenclaturas bíblicas, e originalidade, com grande influência das atuais personalidades do mundo digital.
Depois de Helena e Miguel, os nomes mais escolhidos entre os recém-nascidos do sexo feminino em São José do Rio Preto em 2024 são: Cecília (83 registros), Alice (51 registros) e Maite (48 registros). Já entre os meninos, Miguel (85 registros) segue como a preferência, seguido por Ravi (74 registros), Benício (53 registros), Davi (51 registros), Gael (50 registros), Theo (49 registros) e Noah (47 registros).
“Os nomes escolhidos não apenas refletem os gostos individuais, mas também traduzem as influências culturais, religiosas e da mídia, que desempenham um papel fundamental na formação das preferências das famílias”, afirma Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). “Os cartórios são guardiões da história e da identidade cultural do Brasil, uma verdadeira base de dados da nação, que registra a história de cada família e de cada indivíduo, do nascimento ao óbito, guardando-a para a posteridade”, completa.
*Dados do dia 19/12/2024
Ranking dos 10 Nomes mais registrados em 2024 em São José do Rio Preto
MIGUEL – 85 registros
HELENA – 85 registros
CECÍLIA – 83 registros
RAVI – 74 registros
BENÍCIO – 53 registros
DAVI – 51 registros
ALICE – 51 registros
GAEL – 50 registros
THEO – 49 registros
MAITE – 48 registros
Ranking dos 10 Nomes masculinos mais registrados em 2024 em São José do Rio Preto
MIGUEL – 85 registros
RAVI – 74 registros
GAEL – 50 registros
THEO – 49 registros
BENÍCIO – 53 registros
DAVI – 51 registros
ARTHUR – 42 registros
HEITOR – 46 registros
NOAH – 47 registros
BERNARDO – 37 registros
Ranking dos 10 Nomes femininos mais registrados em 2024 em São José do Rio Preto
HELENA – 85 registros
MAITE – 48 registros
CECÍLIA – 83 registros
ALICE – 51 registros
LAURA – 31 registros
HELOISA – 29 registros
ISIS – 27 registros
ANTONELLA – 41 registros
LIZ – 37 registros
MARIA ALICE – 33 registros
Sobre a Arpen-São Paulo
Fundada em fevereiro de 1994, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) representa os 836 cartórios de registro civil, que atendem a população em todos os 645 municípios do Estado, além de estarem presentes em outros 169 distritos e subdistritos, realizando os principais atos da vida civil de uma pessoa: o registro de nascimento, casamento e óbito.
- Cidades1 dia
“Ninguém vai apreender minhas armas”, diz homem para policiais militares
- Cultura2 dias
Grife rio-pretense Martians lança campanha protagonizada pelo rapper Kant
- Cidades1 dia
‘Do nada’, carro pega fogo estacionado em Rio Preto
- Cidades1 dia
Advogada cai em golpe ao telefone e perde quase R$ 10 mil