Redes Sociais

Cidades

Praça dos Escritores Cecília Demian é inaugurada no Jardim Morumbi

Com diversos painéis e obras de arte, o espaço faz uma homenagem aos países de língua portuguesa e seus escritores

Publicado há

em

Foto: Fabrício Spatti/SMCS

A Prefeitura de Rio Preto, por meio das Secretarias de Cultura e Serviços Gerais, inaugurou no final da tarde a última sexta-feira (20), a Praça dos Escritores – Cecília Demian. A praça se diferencia pelo projeto arquitetônico e proposta artística.

Com diversos painéis e obras de arte, a praça idealizada pela escritora e poeta rio-pretense Samira Camargo faz uma homenagem aos países de língua portuguesa e seus escritores, além das artes plásticas, visuais, artistas da cidade e à jornalista e escritora Cecília Demian, falecida em novembro último.

A ideia foi inspirada na Praça dos Poetas, em Oeiras, cidade da grande Lisboa. A praça conta com a homenagem a escritores renomados, escolhidos pela professora Vera Tebar, que representam os países lusófonos, ou seja, aqueles que têm o português como língua oficial.

Vários escritores renomados portugueses e também rio-pretenses, como João Paulo Vani, presidente da Academia Brasileira dos Escritores (Abresc), e  Kedson Barbero, do Contur/Condephaat, entre outros artistas, participaram da inauguração.

Os discursos foram carregados de muita emoção diante da  realização do sonho, como afirmou a idealizadora da praça, Samira Camargo, durante sua fala de agradecimento ao poder público. A expectativa é de que a Praça dos Escritores Cecília Demian se torne um ponto turístico importante da cidade. “Esse é mais um passo importante para ajudar a contar nossa história e fundamental na preservação do nosso município”, afirmou o prefeito Edinho Araújo, que lembrou da ajuda importante de muitos parceiros,  como o Instituto dos Cegos, já que em toda a praça há dizeres em braile.

O secretário da Cultura, Pedro Ganga, agradeceu e enalteceu os parceiros, o secretário de Serviços Gerais, Arnô Della Líbera Junior, e toda a sua equipe, como o engenheiro Leonardo Zaparoli Voltolini e o arquiteto Orestes Tonelli, que realizaram a construção dos painéis com as frases do escritores portugueses, mapa-múndi, caminhos e calçadas na praça, além da iluminação e  gramado que será concluído.

“Que seja um ambiente de inspiração para aqueles que amam as palavras e a leitura, e que vá além de um local pedagógico que poderá ser usado pelas escolas municipais, estaduais e particulares para o aprendizado da língua portuguesa e do amor pela leitura”, afirmaram a escritora Samira Camargo e o prefeito Edinho Araújo em seus discursos.

A Praça dos Escritores está localizada na confluência entre as ruas Lino Braile, dos Radialistas Rio-pretenses e Cléo Oliveiro Roma, no Jardim Morumbi.

Obras na praça

  1. Painel “Portugal” – Regiane Spolon
    2. Painel “Brasil” – Norma Vilar
    3. Painel “Angola” – Wanderson José Sereni (Pecks)
    4. Painel “Moçambique” – Geraldo Mangela De Matos
    5. Painel “Cabo Verde” – Héstia Tenfuss Maciel Sampaio
    6. Painel “Guiné-Bissau” – Josiê Silvestre de Morais da Silva
    7. Painel “Guiné Equatorial” – Sandra de Souza Antunes Oliveira
    8. Painel “São Tomé e Príncipe” – Rodrigo Silva
    9. Painel “Timor Leste” – Cláudia Ferreira Cabral
    10. Painel “Mapa Mundi” – Maria Márcia Zevoli Soleman
    11. Escultura “Inspiração Divina” – Vera Tebar
    12. Obra naif na poesia de Cecília Meireles (no muro da AMICC) – Terezinha Bilia
    13. Texto e arte que apresentam a praça (verso da obra “Mapa Mundi”) – Samira Aparecida de Camargo e Edgard Andretta
    14. Painel “Agradecque” (com nomes dos colaboradores) – Elaine Lima Barbosa
    15. Curadoria textual do espaço – Célia Regina Cavicchia Vasconcelos
    16. Projeto arquitetônico – Deise Elaine Costa Michelon
    17. Escultura celebrando os elos de amizade (“Elos da Língua Portuguesa”) – projeto representando a cidade internacionalmente.

 

AS MAIS LIDAS