Cidades
Em Rio Preto, Trânsito inicia ações educativas externas em 2025
Próxima semana será marcada por sensibilizações de Carnaval

O Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Trânsito e Transportes de Rio Preto deu inícios às ações externas de 2025 nesta semana.
“O tripé fiscalização, engenharia e educação de trânsito norteia nossas políticas públicas de mobilidade urbana. Nesse último pilar, o Departamento desenvolve atividades permanentes e regulares para todos os públicos”, explica o secretário da paz, Major Pinha.
O Projeto Transitando na Escola, por exemplo, leva às escolas atividades lúdicas que sensibilizam crianças da Educação Infantil (Etapas I e II) para as questões relativas ao trânsito, através da realização de teatro. A atividade é finalizada com um jogo de tabuleiro que simulando uma pista.
Entre os dias 18 de 21, o Transitando percorreu o Projeto Criança Feliz (Santa Cruz), E.M. Profª. Luzia Aparecida Penha dos Santos (Jardim Canaã), E.M. Jandira Caetano Ribeiro (Residencial Alvorada).
Ele volta a ser realizado nos dias 24, segunda-feira, na E.M. Soldadinho de Chumbo (Jardim Canaã), e também em 28 de março, na E.M. Vera, no distrito de Engenheiro Schmitt.
Carnaval Consciente
Uma outra frente de ação do Departamento de Educação para o Trânsito são as ações educativas de Carnaval.
Como a festa de Momo está por vir, locais como o Rancho do Cabeça (Vila Azul), Balbeck Bar (Parque Industrial), Chico Barrigudo (Mercado Municipal) e o Pesqueiro To Di Boa (Cambuí) serão visitados por equipes de sensibilização.
O foco da campanha é o mote “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, sempre reforçando, ‘se beber, não dirija!’.
Minicidade do Trânsito
E já está confirmado de 24 a 27 de março a realização da Minicidade do Trânsito na E.M. Vera, em Schmitt.
Voltada a alunos do Ensino Fundamental I, a ação se dá numa pista com 12×20 metros, em que as crianças caminham e transitam de bicicleta em meio a semáforos, faixas de pedestres, placas e réplicas adaptadas de prédios públicos, colocando em prática a teoria transmitida em sala de aula.
Mais ações
Em escolas onde o espaço físico não comporta a montagem da Minicidade do Trânsito e também em projetos de contraturno do Ensino Fundamental I, a conscientização é realizada através de Palestra e Teatro com a “Família Plaquinha”, denominada Trânsito na Escola.
Já com adolescentes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, desenvolve-se o Festival Teatrânsito, projeto cujas vivências de trânsito são incentivadas a partir de pesquisa e peças teatrais. As montagens são apresentadas especialmente na Semana Nacional do Trânsito, celebrada em setembro.
O público adulto é alvo de diversas ações pontuais, como campanhas educativas, palestras e SIPATs – Semana Interna de Prevenção de Acidentes em empresas.
Serviço
Escolas e entidades interessadas em realizar agendamento junto ao Departamento de Educação para o Trânsito podem entrar em contato pelo telefone 3213-9660 (ramal 9679), 3213-9661 ou e-mail [email protected]
- Cidades2 dias
Comerciante morre no hospital em RP após mais de uma semana internado
- Cidades2 dias
Rio-pretense cai em golpe pelo Telegram e perde quase R$ 20 mil
- Cidades24 horas
Possivelmente embriagado, motociclista provoca acidente com vítima em RP
- Cidades23 horas
Idoso colide moto na traseira de caminhão na SP-310 e morre no local