Redes Sociais

Cidades

Polícia Civil orienta público sobre o denominado ‘Golpe da Mão Fantasma’

O nome vem da ideia de que o criminoso pode operar o dispositivo da vítima à distância

Publicado há

em

Divulgação/Ilustrativa

O chamado ‘golpe da mão fantasma’, também conhecido como ‘golpe de acesso remoto’ é alvo de comunicado da Polícia Civil. A instituição reforça sobre o ‘modus operandi’ dos criminosos, que se utilizam de meios eletrônicos para tirar dinheiro de forma indevida das vítimas.

A técnica fraudulenta acontece quando criminosos ganham acesso remoto ao dispositivo de uma vítima — como um celular, tablet ou computador — para realizar ações sem o conhecimento ou consentimento da pessoa.

O nome ‘mão fantasma’ vem da ideia de que o criminoso pode operar o dispositivo da vítima à distância, como se fosse uma mão fantasma, realizando transações financeiras, roubando dados pessoais e alterando configurações de segurança, sem que a pessoa perceba.

Esse golpe acontece quando a vítima, geralmente por meio de um link malicioso, é induzida a instalar softwares de controle remoto ou fornecer permissões de acesso ao criminoso. O golpista, então, tem acesso ao dispositivo e pode monitorar atividades, realizar compras online, transferir dinheiro ou até mesmo roubar dados sensíveis, como senhas e informações bancárias.

AS MAIS LIDAS