Redes Sociais

Cidades

‘Vou para o país que sonhava conhecer’, diz estudante de Rio Preto selecionado para intercâmbio

Educação divulgou uma nova lista de 500 alunos para embarque no segundo semestre deste ano

Publicado há

em

Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou na terça-feira (25) a lista dos 500 estudantes selecionados para a segunda etapa do programa Prontos pro Mundo, iniciativa do Governo do Estado que beneficia alunos da rede pública com viagens de intercâmbio a países de língua inglesa. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas. Na região de Rio Preto, são 43 estudantes.

Entre os selecionados da região, está o estudante Caio de Mira Tavares, de 16 anos de idade, da Escola Estadual Pio X, em Rio Preto. A expectativa é aperfeiçoar o inglês durante os três meses de viagem, além de conhecer e se adaptar a uma nova cultura.

O intercâmbio de Caio será no Canadá, exatamente o dos sonhos do estudante. Para ele, o país se destaca pela hospitalidade dos habitantes, pelo inglês considerado mais claro e por não ter muitas cidades superlotadas. Antes mesmo do anúncio, ele pesquisou sobre o clima local e descobriu que o frio predomina na maior parte do ano, com temperaturas mais amenas no segundo semestre, mas sem o calor intenso de sua cidade natal.

Para ele, a oportunidade representa uma experiência inesquecível que agregará muito ao conhecimento e ao futuro profissional. “Meus pais estão entusiasmados e me dando total apoio. Eles acreditam que a vivência internacional será fundamental para que eu desenvolva ainda mais a confiança no idioma. Vai ser uma experiência muito boa, especialmente para colocar o inglês em prática”, completa o estudante.

Os novos 500 selecionados se somam aos 500 alunos classificados no ano passado para as primeiras viagens do programa desde o lançamento — 332 deles já estão em solo internacional e os demais devem viajar nos próximos meses. Anualmente, a Educação deve levar 1.000 alunos para estadias de três meses a países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. São 500 a cada semestre. A lista de seleção está publicada no portal do programa.

A proposta da Seduc-SP é selecionar alunos de todas as regiões do estado para a viagem. Das 645 cidades do estado, em 318 delas há ao menos um aluno que cumpriu todos os requisitos, incluindo presença no curso preparatório de inglês e nas aulas regulares do Ensino Médio, aprovação na prova de inglês e boas notas no boletim bimestral.

“Nós divulgamos os nomes desses 500 estudantes, que totalizam os 1.000 estudantes que viajarão em 2025. Essa é uma alegria muito grande, uma expectativa muito grande e um estímulo para os nossos alunos que viajam no ano que vem”, diz o secretário da Educação do estado de São Paulo, Renato Feder.

Feder destacou ainda o processo de seleção do programa. “O Prontos pro Mundo é uma lei estadual do governador Tarcísio que vai se perenizar, então todos os alunos do 9º ano das escolas estaduais têm que se concentrar no Saresp e depois, na 1ª série do Ensino Médio, estudar inglês para concorrer a uma das vagas do intercâmbio”, explicou o secretário sobre o processo de seleção.

AS MAIS LIDAS