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Concessionária promete começar obra da 3ª faixa em abril

Ecovias Noroeste diz que obra entre Cedral e Mirassol ficará pronta em dois anos

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A concessionária Ecovias Noroeste Paulista, antiga EcoNoroeste, confirmou que iniciará as obras da terceira faixa da rodovia Washington Luís (SP-310), entre Mirassol e Cedral, no início do próximo mês. A previsão é que o projeto seja concluído em dois anos, ou seja, até o primeiro semestre de 2027.

A divulgação foi feita nesta quinta-feira (13) e trouxe um cronograma da obra. Os trabalhos devem começar pelo km 454, em Mirassol, e o investimento previsto é de R$ 450 milhões. Estão planejadas a construção de 13,35 km na pista sentido Cedral-Mirassol e 12,94 km no sentido contrário.

Segundo o gerente de engenharia da concessionária, Tiago Xavier Carvalho, um canteiro de obras está sendo montado em Mirassol. O local deverá receber o maquinário da construtora responsável pela obra.

O trecho foi dividido em três partes. De Mirassol a Rio Preto, será uma faixa contínua onde hoje é o canteiro central da rodovia. Em Rio Preto, serão necessárias intervenções mais demoradas, como o rebaixamento da via para evitar a reconstrução dos viadutos já existentes e a interdição total da rodovia. Já de Rio Preto a Cedral, será implantada uma terceira faixa às margens da via.

Carvalho explica que poderá haver interdições pontuais para ajustes nos trabalhos. “Temos um cronograma com diferentes horários ao longo do dia, além da possibilidade de equipes trabalhando à noite. A única previsão de interrupção total da rodovia é durante a fase de rebaixamento da via, no trecho urbano de Rio Preto. Para isso, estamos elaborando um cronograma de obras noturnas, visando diminuir o impacto no fluxo de veículos”, afirmou.

“O trecho que hoje conta com duas faixas de rolamento passará a operar com apenas uma, o que resultará em um estrangulamento do tráfego. Estamos realizando estudos e planejando cuidadosamente os horários para minimizar os transtornos para quem trafega pelo local”, ressaltou o engenheiro.

Além da terceira faixa, a concessionária afirmou que construirá vias marginais ao longo da rodovia. Na pista sentido Mirassol-Cedral, serão 7,72 km de marginal. No sentido contrário, 8,06 km.

Também estão previstas a construção de onze viadutos, incluindo o da Rua Antônio de Godoy, além do alargamento e adequação de seis pontes. Outros dois dispositivos também devem ser construídos, um no km 425 e outro no km 436.

O trevo entre as rodovias Washington Luís e BR-153 sofrerá mudanças na configuração. O projeto prevê que a alça na pista sentido Mirassol-Rio Preto será relocada, e o acesso à rodovia federal será feito por um novo viaduto. “Quem precisar acessar a BR-153 não precisará mais passar por baixo do viaduto. Haverá uma inversão do acesso por uma via que passará por cima da BR-153 e da Washington Luís, melhorando a fluidez do trânsito”, esclareceu.

Ainda de acordo com a concessionária, durante a execução da obra serão instalados 19 painéis eletrônicos para informar os motoristas sobre as vias de acesso, interdições e condições do tráfego em tempo real. A construção de novas praças de pedágio foi totalmente descartada pela empresa.

Mudança de nome

A concessionária EcoNoroeste mudou de nome e agora se chama Ecovias Noroeste Paulista. A mudança tem o objetivo de reforçar a unidade e a coesão das operações, fortalecendo o reconhecimento da marca, facilitando a captação de recursos no mercado, aproximando-se dos usuários, estreitando o relacionamento com os governos e potencializando a atração e retenção de talentos.

A transformação também inclui uma modernização completa da identidade visual, do tom de voz e dos materiais institucionais da empresa. O novo posicionamento é guiado pelo propósito de “viabilizar caminhos nunca antes imaginados” e reflete a forma como a concessionária deseja ser reconhecida: realizadora, próxima, confiável, sustentável, especialista e inovadora.

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