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Mau tempo atrasa início das obras da terceira faixa da rodovia Washington Luís

Procedimento é padrão de segurança da concessionária, com orientação da Polícia Militar Rodoviária

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Divulgação/Pref. Rio Preto/Ilustrativa

Devido ao mau tempo, foram suspensos nesta segunda-feira (28) os procedimentos que dariam início às obras de terceiras faixas da rodovia Washington Luís em Mirassol.

De acordo com a concessionária responsável pela pista, a suspensão trata-se de um procedimento padrão de segurança da Ecovias Noroeste Paulista, com orientação da Polícia Militar Rodoviária (PRF).

Ainda durante esta segunda-feira, novas atualizações sobre a situação serão divulgadas.

Primeira fase

Nesta fase inicial da obra serão instaladas barreiras rígidas de concreto, as chamadas ‘New Jersey’, entre os quilômetros 451+800m e 449+300m, em ambos os sentidos da rodovia. Elas permitirão que os trabalhos de terceiras faixas de rolamento sejam feitos no canteiro central. Para a colocação das barreiras será necessário interditar a faixa 1, justamente aquela mais à esquerda no fluxo de veículos, durante todo o período.

Instaladas seguindo o canteiro central, as New Jersey têm como objetivo organizar o tráfego e aumentar a segurança para motoristas e trabalhadores da obra. Essas estruturas de concreto delimitam a área de intervenção, evitando invasões acidentais e reduzindo o risco de colisões com maquinário e o atropelamento de pessoas.

Nesta fase inicial da obra, prevista para ocorrer entre o final de abril e o final de maio, serão instaladas barreiras rígidas de concreto, as chamadas New Jersey, entre os quilômetros 451+800m e 449+300m, em ambos os sentidos da rodovia. Elas permitirão que os trabalhos de terceiras faixas de rolamento sejam feitos no canteiro central, como planejado e divulgado. Para a colocação das barreiras será necessário interditar a faixa 1, justamente aquela mais à esquerda no fluxo de veículos, durante todo o período.

O fechamento de faixas de tráfego ocorrerá no período diurno, de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e às sextas-feiras, das 7h às 16h. Em caso de trabalhos aos finais de semana, o fechamento ocorrerá das 7h às 17h. De acordo com a concessionária, cronograma está sujeito a alterações.

Sobre as obras em Rio Preto

O projeto da concessionária contempla a construção de 15,8 quilômetros de vias marginais em Rio Preto, entre os quilômetros 436 e 444; em Cedral, na altura do 425, e em Mirassol, entre os quilômetros 446 e 448, além de 26,3 quilômetros de terceiras faixas, do 428 ao 436 e do 444 ao 452.

Entre as principais melhorias destaca-se a reformulação do trevo de entroncamento da rodovia Washington Luís com a Rodovia Transbrasiliana (BR-153), com a implantação de novas alças e viadutos de retorno. Também serão feitas melhorias nos acessos a Rio Preto.

As terceiras faixas serão implantadas, em sua maioria, no canteiro central, a fim de evitar, ao máximo, as desapropriações em ambas as laterais. Elas abrangerão o trecho entre o quilômetro 428, em Cedral, e o 454, em Mirassol, nos dois sentidos da rodovia.

Também estão previstas obras de recuperação do pavimento ao longo de todo o trecho concedido, seguindo o cronograma contratual firmado entre a concessionária e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).

Orientações de segurança

  • Mantenha distância do veículo à frente e evite colisões traseiras.
  • Reduza a velocidade ao se aproximar da sinalização de obras.
  • Planeje sua viagem e consulte, diariamente, o cronograma de obras nos canais oficiais da concessionária. (Com informações da Ecovias Noroeste Paulista/Colaborou Bia Menegildo)

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