Cidades
Mau tempo atrasa início das obras da terceira faixa da rodovia Washington Luís
Procedimento é padrão de segurança da concessionária, com orientação da Polícia Militar Rodoviária

Devido ao mau tempo, foram suspensos nesta segunda-feira (28) os procedimentos que dariam início às obras de terceiras faixas da rodovia Washington Luís em Mirassol.
De acordo com a concessionária responsável pela pista, a suspensão trata-se de um procedimento padrão de segurança da Ecovias Noroeste Paulista, com orientação da Polícia Militar Rodoviária (PRF).
Ainda durante esta segunda-feira, novas atualizações sobre a situação serão divulgadas.
Primeira fase
Nesta fase inicial da obra serão instaladas barreiras rígidas de concreto, as chamadas ‘New Jersey’, entre os quilômetros 451+800m e 449+300m, em ambos os sentidos da rodovia. Elas permitirão que os trabalhos de terceiras faixas de rolamento sejam feitos no canteiro central. Para a colocação das barreiras será necessário interditar a faixa 1, justamente aquela mais à esquerda no fluxo de veículos, durante todo o período.
Instaladas seguindo o canteiro central, as New Jersey têm como objetivo organizar o tráfego e aumentar a segurança para motoristas e trabalhadores da obra. Essas estruturas de concreto delimitam a área de intervenção, evitando invasões acidentais e reduzindo o risco de colisões com maquinário e o atropelamento de pessoas.
Nesta fase inicial da obra, prevista para ocorrer entre o final de abril e o final de maio, serão instaladas barreiras rígidas de concreto, as chamadas New Jersey, entre os quilômetros 451+800m e 449+300m, em ambos os sentidos da rodovia. Elas permitirão que os trabalhos de terceiras faixas de rolamento sejam feitos no canteiro central, como planejado e divulgado. Para a colocação das barreiras será necessário interditar a faixa 1, justamente aquela mais à esquerda no fluxo de veículos, durante todo o período.
O fechamento de faixas de tráfego ocorrerá no período diurno, de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e às sextas-feiras, das 7h às 16h. Em caso de trabalhos aos finais de semana, o fechamento ocorrerá das 7h às 17h. De acordo com a concessionária, cronograma está sujeito a alterações.
Sobre as obras em Rio Preto
O projeto da concessionária contempla a construção de 15,8 quilômetros de vias marginais em Rio Preto, entre os quilômetros 436 e 444; em Cedral, na altura do 425, e em Mirassol, entre os quilômetros 446 e 448, além de 26,3 quilômetros de terceiras faixas, do 428 ao 436 e do 444 ao 452.
Entre as principais melhorias destaca-se a reformulação do trevo de entroncamento da rodovia Washington Luís com a Rodovia Transbrasiliana (BR-153), com a implantação de novas alças e viadutos de retorno. Também serão feitas melhorias nos acessos a Rio Preto.
As terceiras faixas serão implantadas, em sua maioria, no canteiro central, a fim de evitar, ao máximo, as desapropriações em ambas as laterais. Elas abrangerão o trecho entre o quilômetro 428, em Cedral, e o 454, em Mirassol, nos dois sentidos da rodovia.
Também estão previstas obras de recuperação do pavimento ao longo de todo o trecho concedido, seguindo o cronograma contratual firmado entre a concessionária e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).
Orientações de segurança
- Mantenha distância do veículo à frente e evite colisões traseiras.
- Reduza a velocidade ao se aproximar da sinalização de obras.
- Planeje sua viagem e consulte, diariamente, o cronograma de obras nos canais oficiais da concessionária. (Com informações da Ecovias Noroeste Paulista/Colaborou Bia Menegildo)
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