Redes Sociais

Cidades

Nova fase da operação “Corre da Baleia” prende trio na região

Ação é parte de uma investigação iniciada em dezembro de 2024 e que já resultou na prisão de 14 indivíduos envolvidos em uma organização criminosa

Publicado há

em

Divulgação/ Polícia Civil

A Polícia Civil de Urupês prendeu três pessoas em flagrante pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas. A ação realizada nesta semana é parte de uma investigação iniciada em dezembro de 2024 e que já resultou na prisão de 14 indivíduos envolvidos em uma organização criminosa atuante na cidade.

As prisões ocorreram após a instauração de dois inquéritos policiais e o cumprimento de medida cautelar expedida pela Justiça. Durante a operação, três imóveis foram vistoriados e os agentes apreenderam drogas, porções de cocaína já prontas para a venda, balanças de precisão, celulares utilizados no comércio ilegal e aproximadamente mil embalagens plásticas destinadas ao acondicionamento dos entorpecentes.

Segundo a investigação, o esquema criminoso era comandado por F.B.M., integrante de facção criminosa, que coordenava o tráfico local abastecendo diversos pontos de venda — conhecidos como “biqueiras” — gerenciados por subordinados. Tanto o chefe quanto seus gerentes já haviam sido presos em fases anteriores da operação, realizadas entre os meses de dezembro e abril.

Um dos marcos da investigação foi a quebra de sigilos bancários e telefônicos, que revelou a movimentação de mais de R$ 40 mil em drogas, em apenas uma das biqueiras, ao longo de cerca de 45 dias. A fase deflagrada em fevereiro foi batizada de “O Corre da Baleia”, em referência ao apelido de F.B.M. e ao ícone de uma baleia utilizado por ele em um aplicativo de mensagens.

Os três presos na ação mais recente — duas mulheres e um homem, todos moradores de Urupês — foram encaminhados à Cadeia Pública de Catanduva, onde permanecem à disposição da Justiça.

AS MAIS LIDAS