Redes Sociais

Cidades

Papa Leão 14 eleva Diocese de Rio Preto à Arquidiocese Metropolitana

Dom Antônio Emidio Vilar é confirmado como o primeiro arcebispo metropolitano

Publicado há

em

Divulgação

O Papa Leão XIV anunciou, nesta quarta-feira (22), a criação da Província Eclesiástica de São José do Rio Preto, elevando a até então Diocese de Rio Preto à dignidade de Arquidiocese Metropolitana. O pontífice também confirmou Dom Antônio Emidio Vilar, sdb, como o primeiro arcebispo metropolitano da nova estrutura eclesiástica. A decisão histórica marca a primeira arquidiocese criada no mundo pelo novo Papa, que assumiu o comando da Igreja Católica recentemente.

A nova província será composta pelas dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga, que passam a ser sufragâneas da Arquidiocese de São José do Rio Preto.

A cerimônia de instalação da nova Arquidiocese está marcada para o dia 9 de julho, na Catedral Metropolitana de São José. O horário da missa solene será divulgado em breve. Na ocasião, Dom Vilar será revestido com o pálio — símbolo litúrgico que representa a missão pastoral do arcebispo — pelo arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva.

Antes disso, Dom Vilar viajará a Roma, onde receberá o pálio das mãos do Papa Leão XIV em celebração na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no dia 29 de junho. O ato solene marca o primeiro encontro do novo arcebispo com o pontífice agostiniano, justamente no dia de Santa Rita de Cássia, também pertencente à ordem agostiniana.

Significado da mudança

A elevação à condição de Arquidiocese representa um reconhecimento à importância pastoral, histórica e territorial da antiga Diocese de São José do Rio Preto. Criada em 1929, a diocese originou outras três: Jales (1959), Catanduva (2000) e Votuporanga (2016). Agora, volta a exercer papel central no novo agrupamento eclesiástico.

De acordo com o Código de Direito Canônico, a criação de uma província eclesiástica busca favorecer a cooperação entre dioceses próximas e fomentar ações pastorais conjuntas. O arcebispo metropolitano, nesse contexto, é responsável por articular iniciativas comuns e garantir a preservação da fé e da disciplina eclesiástica nas dioceses sufragâneas.

Biografia do novo arcebispo

Nascido em 14 de novembro de 1957, em Guardinha (MG), Dom Antônio Emidio Vilar ingressou no seminário salesiano ainda na infância. Foi ordenado sacerdote em 1986, e bispo em 2008. Antes de assumir a Diocese de Rio Preto, em março de 2022, foi bispo em Cáceres (MT) e em São João da Boa Vista (SP). Seu lema episcopal é “Animam pro ovibus” (“A vida pelas ovelhas” – Jo 10,11).

Conheça os bispos das dioceses sufragâneas:

  • Dom Milton Kenan Júnior – Diocese de Barretos
  • Dom José Benedito Cardoso – Diocese de Catanduva
  • Dom José Reginaldo Andrietta – Diocese de Jales
  • Dom Moacir Aparecido de Freitas – Diocese de Votuporanga

História da diocese

Criada em 25 de janeiro de 1929, por meio da Bula Sollicitudo Omnium Ecclesiarum, do Papa Pio XI, a Diocese de Rio Preto teve como primeiro bispo Dom Lafayette Libânio, nomeado em 1930. Em 2003, sob o episcopado de Dom Orani João Tempesta (hoje cardeal do Rio de Janeiro), a diocese passou a se chamar oficialmente São José do Rio Preto, em homenagem ao padroeiro da cidade. O Imaculado Coração de Maria permanece como padroeira principal.

Com quase 100 anos de história, a Igreja Particular de Rio Preto se transforma, agora, em referência para toda a região Noroeste do Estado de São Paulo, consolidando sua relevância espiritual e pastoral no cenário nacional.

AS MAIS LIDAS