Redes Sociais

Cidades

Rio Preto entra em programa estadual de bairros sustentáveis

Secretária de Habitação também solicitou recursos para o aluguel social, que oferece atenção e apoio a moradores em situação de rua

Publicado há

em

Gazeta de Rio Preto/ arquivo

São José do Rio Preto está oficialmente entre as cidades paulistas que vão integrar o Programa Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada à recuperação de áreas urbanas degradadas com foco na sustentabilidade e no combate às mudanças climáticas.

A confirmação da adesão aconteceu após reunião entre a secretária municipal de Habitação, Sandra Reis, e a assessora da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Juliana Nunes, realizada nesta quarta-feira (28/5) em São Paulo.

Lançado no fim de 2024, o programa aposta em Soluções Baseadas na Natureza para qualificar núcleos habitacionais e promover melhorias estruturais nos bairros, aliando mobilidade urbana, preservação ambiental e desenvolvimento resiliente das cidades.

As ações são sugeridas pelas prefeituras e financiadas em parceria com o governo estadual. “Recebemos a cartilha e vamos iniciar todas as medidas técnicas e burocráticas para que Rio Preto esteja preparada para receber os investimentos”, afirmou Sandra Reis.

Mais moradia e apoio social

Durante o encontro, Rio Preto também garantiu mais 150 cartas de crédito habitacional do tipo associativas, que se somam às 901 já entregues pelo governador Tarcísio de Freitas no mês passado. Segundo a secretária, esses recursos serão direcionados especialmente à população que vive atualmente em áreas públicas ocupadas.

Sandra também reforçou, junto ao governo estadual, o pedido para que o município seja contemplado com verbas para o projeto de aluguel social, voltado a pessoas em situação de rua. A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo de garantir dignidade, segurança e apoio a quem mais precisa.

AS MAIS LIDAS