Redes Sociais

Cidades

Ataque cibernético tira telefone do SAMU do ar em Rio Preto

Serviços da Saúde estão comprometidos; Prefeitura afirma que dados não foram afetados

Publicado há

em

Imagem ilustrativa

Um ataque cibernético paralisou o sistema da Prefeitura de Rio Preto na manhã desta quinta-feira (5), afetando diretamente o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), cujo telefone está fora do ar. Segundo comunicado oficial, todos os sistemas da administração municipal foram atingidos, com impacto mais severo na área da Saúde.

Com a queda do sistema, os atendimentos do SAMU passaram a ser realizados manualmente, o que tem provocado lentidão nos procedimentos, além de filas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O laboratório municipal também teve o funcionamento prejudicado: exames eletivos foram suspensos, sendo mantidos apenas os de urgência.

A Prefeitura orienta a população a ter paciência diante da situação emergencial e afirma que está trabalhando para restabelecer os serviços o mais rapidamente possível. A Empro, empresa responsável pela tecnologia da informação do município, iniciou o isolamento dos equipamentos afetados, a restauração dos sistemas e a apuração das causas do incidente.

Ainda de acordo com o comunicado, os bancos de dados não foram comprometidos. A administração municipal destaca que a Empro bloqueia diariamente mais de 12 mil tentativas de ataques cibernéticos, mas o ataque desta quinta-feira conseguiu ultrapassar as barreiras digitais, comprometendo a operação de diversos setores. O caso está sendo acompanhado por autoridades especializadas em crimes cibernéticos.

Atualização às 10h18: 

Segundo a Prefeitura, também foram afetados o sistema Aprova Digital, da Secretaria de Obras utilizado para protocolos de regularização de obras, emissão de licenças de construção e acessibilidade. O serviço está temporariamente fora do ar nesta quinta-feira e informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3203.1230.

Na Saúde, além do telefone de chamado do Samu, todos os serviços estão afetados, causando lentidão nos atendimentos, que passam a ser operados de forma manual, o que vai gerar filas nas UPAs e nas UBS. Os serviços de consulta e exames especializados, incluindo o laboratório municipal, não estão conseguindo atender os procedimentos eletivos, apenas as urgências. As consultas e exames serão reagendados assim que o sistema for normalizado. Tais demandas não podem ser resolvidas nas UPAs, que também estão com problema de lentidão e operando de forma manual. Portanto, as UPAs só devem ser buscadas em casos estritamente de urgência e emergência. A orientação é para que a população tenha paciência e aguarde contato da Secretaria de Saúde com o reagendamento.

Atualização às 10h22: 

O telefone da GCM, o 153, também está temporariamente fora do ar. Momentaneamente, a população pode entrar em contato com a GCM pelo número (17) 3211-6399, opção 1, emergência. Neste momento serão priorizas as ocorrências criminais, até a normalização completa dos serviços.

Atualização às 10h55: 

A Câmara Municipal também informou que os telefones do prédio estão temporariamente fora de serviço.

Atualização às 11h44: 

O Semae também informou que teve o sistema afetado e pediu a compreensão dos consumidores.

AS MAIS LIDAS