Cidades
Casal de Rio Preto tem prejuízo de R$ 36 mil com frete falso
Equipamentos de musculação deveriam ser entregues na Bahia, mas desapareceram após desvio no trajeto

Um casal de empresários de Rio Preto foi alvo de um golpe durante o transporte de uma carga de equipamentos de academia, avaliada em R$ 36 mil. O material, que tinha como destino o distrito de Arraial d’Ajuda, na Bahia, desapareceu após uma mudança suspeita no itinerário e, até o momento, não foi localizado.
Segundo o relato da empresária, de 28 anos, o casal vendeu seis aparelhos de musculação, 60 placas de borracha, 60 quilos em anilhas e cinco puxadores para um cliente baiano. Para o transporte, recorreram a uma empresa de frete com a qual já haviam trabalhado antes. A responsável pela firma informou que contrataria prestadores terceirizados e indicou um profissional, que por sua vez repassou a tarefa a outro motorista.
Esse último motorista apareceu no depósito da loja, no bairro Parque Juriti, na noite de 3 de junho, carregou os produtos e avisou que faria uma parada em Guarulhos para completar o caminhão com paletes de fraldas antes de seguir viagem para o sul da Bahia. A nota fiscal e o manifesto de carga foram devidamente emitidos.
No dia seguinte, o mesmo motorista avisou que a carga adicional de fraldas havia sido cancelada e que, por orientação de um dos intermediários, deixaria os equipamentos em um galpão em Mogi das Cruzes. Apesar da surpresa, o empresário foi tranquilizado pelos envolvidos, que garantiram que outro caminhão daria continuidade ao transporte.
Mas, na última sexta-feira (6/6), o casal recebeu mensagens de dois supostos compradores, com números de telefone de prefixos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, interessados em adquirir equipamentos iguais aos que haviam sido despachados. Um vídeo enviado pelos contatos mostrava os produtos sendo oferecidos em grupos de WhatsApp, sugerindo que estavam sendo revendidos de forma clandestina.
Ao tentar retomar contato com os envolvidos no frete, os empresários descobriram que haviam sido bloqueados. Diante da constatação do golpe, o casal reembolsou o cliente baiano e procurou a polícia.
O caso foi registrado como furto e está sob investigação.