Cidades
Casamentos entre pessoas do mesmo sexo mais que dobram em 10 anos em SP
Desde 2013, número de uniões homoafetivas passou de 0,7% para 1,8% do total de casamentos civis; maioria é entre mulheres

No mês em que se celebra o orgulho LGBTQIA+, a Fundação Seade publica levantamento que revela que o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo segue em expansão no Estado de São Paulo. De 2013 a 2024, foram registrados 37.625 casamentos desse tipo, com aumento significativo na participação sobre o total de uniões: de 0,7% para 1,8%. As mulheres lideram esse movimento, representando 65% dos casais homoafetivos que oficializaram a união em 2024.
“Os dados mostram que os casais homoafetivos estão ocupando seu espaço no registro civil de forma consistente, apesar das oscilações ao longo da última década. Isso sinaliza maior reconhecimento e inclusão dessas uniões na sociedade”, afirma Rosa Maria Vieira de Freitas, pesquisadora da Fundação Seade.
A idade média ao casar apresentou decréscimo no estado: entre homens, passou de 38,6 para 36 anos; entre mulheres, de 36,2 para 34,1 anos. Em relação ao estado civil anterior entre os casamentos de pessoas do mesmo sexo, a maioria dos cônjuges era solteira – 91% nos enlaces entre os homens e 84% entre as mulheres; divorciados representaram 8% nas uniões masculinas e 14% nas femininas. Houve presença discreta de viúvos e viúvas (0,2% entre os homens e 0,4% entre as mulheres).
Entre as Regiões Metropolitanas, a Baixada Santista apresenta a maior idade média ao casar entre pessoas do mesmo sexo para os homens (39,5 anos) e a de Jundiaí para as mulheres (36,3 anos). As RMs de São José do Rio Preto, Sorocaba e Jundiaí, registram idade abaixo da média estadual para as uniões entre homens; e as RMs de Campinas, Sorocaba e Piracicaba, para as mulheres. Somente nas RMs de Jundiaí e de São José do Rio Preto, a idade feminina superou a masculina e, nesta última, ambas idades se aproximam.
- Cidades14 horas
Homem é assassinado e tem órgão genital mutilado, na região
- Cidades2 dias
Motorista de app é sequestrada e estuprada por passageiro em Rio Preto
- Cidades13 horas
Discussão em serv festas termina com dois jovens esfaqueados em Rio Preto
- Cidades1 dia
Acidente grave termina com uma morte e três feridos na região