Cidades
Operação aborda 55 pessoas e apreende menor no Centro de Rio Preto
Ação integrada das forças de segurança resultou em apreensões, vistorias e prisão de foragido no combate à criminalidade no Centro da cidade

Uma operação conjunta das forças de segurança movimentou o Centro de Rio Preto na última quarta-feira (11/6). Batizada de Operação Centro Seguro, a ação teve como foco o combate à criminalidade e o reforço da sensação de segurança na região central da cidade.
Ao todo, 55 pessoas foram abordadas, um adolescente foi apreendido por tráfico de entorpecentes, um foragido da Justiça foi capturado, quatro imóveis foram vistoriados — incluindo um comércio de reciclagem irregular que será lacrado pela prefeitura — e uma motocicleta foi apreendida.
A operação foi resultado de uma articulação entre as forças de segurança e diversas secretarias municipais, a partir de uma reunião realizada no último dia 5 de junho, na sede da Secretaria de Segurança. O encontro definiu a criação de ações conjuntas, periódicas e com abrangência estendida a bairros adjacentes ao Centro — regiões que concentram elevado número de ocorrências e demandas da população.
Com participação da Polícia Militar, do 9º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e da Guarda Civil Municipal (GCM), a força-tarefa concentrou esforços em pontos estratégicos da área central. O trabalho incluiu abordagens a pedestres e motoristas para verificação de antecedentes criminais, inspeções em imóveis abandonados — frequentemente utilizados como esconderijos para práticas ilícitas — e fiscalizações em comércios de reciclagem, apontados como potenciais locais de receptação de objetos furtados.
Durante a reunião que antecedeu a operação, ficou definido que as próximas edições da Operação Centro Seguro contarão também com a participação de agentes das secretarias municipais da Fazenda, Meio Ambiente, Serviços Gerais e Fiscalização de Posturas, ampliando o caráter intersetorial da ação.
Segundo a Secretaria de Segurança, o objetivo central da Operação Centro Seguro é restaurar a tranquilidade de quem vive, trabalha ou circula pela região, por meio de presença ostensiva, respostas rápidas a situações de risco e cooperação contínua entre os órgãos envolvidos. A expectativa é de que, com a periodicidade das ações, a cidade fortaleça suas estratégias de prevenção e resposta à criminalidade urbana que assola Rio Preto e assusta comerciantes e munícipes.