Redes Sociais

Cidades

Tapetes de fé: região de Rio Preto celebra Corpus Christi

Potirendaba mantém há 60 anos a confecção de tapetes religiosos; 400 voluntários da cidade e região participaram da montagem este ano

Publicado há

em

Pascom/Potirendaba

 

Em Potirendaba, na região de Rio Preto, o feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (18/6), não é apenas uma pausa no calendário. É, sobretudo, um dia sagrado, marcado pela fé que se estende pelas ruas em forma de cores, símbolos e oração. A cidade se prepara para mais uma edição da tradicional procissão de Corpus Christi — uma prática mantida há 60 anos pela Paróquia Senhor Bom Jesus, que mobiliza centenas de fiéis a cada ano.

Coordenadora da produção dos tapetes de rua há duas décadas, Silvana Ricas, do Ministério de Música da paróquia, resume a força espiritual desse momento:

“Para nós é a data mais importante do ano, porque é quando Jesus Eucarístico sai às ruas. Essa preparação é uma manifestação de fé de todos nós. A gente prepara o caminho sagrado por onde Ele vai passar. É uma emoção muito grande para todos os voluntários — é como se cada um fizesse sua parte, mesmo que pequena, para Jesus passar. E quando Ele passa na procissão, é difícil segurar uma lágrima.”, conta.

Neste ano, cerca de 400 voluntários participaram da montagem dos tapetes, com a maior parte formada por moradores de Potirendaba, mas também com o apoio de fiéis vindos de cidades vizinhas. São 800 metros de tapete confeccionados artesanalmente para a procissão, que acontecerá após a Santa Missa, marcada para às 17h, na Paróquia Senhor Bom Jesus.

Corpo de Cristo

A Solenidade de Corpus Christi — expressão latina que significa “Corpo de Cristo” — é celebrada sempre na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade. Instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, a data marca a instituição da Eucaristia por Jesus durante a Última Ceia e reforça a crença católica na presença real de Cristo na Hóstia Consagrada.

A confecção dos tapetes é uma expressão pública dessa fé. É também o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento percorre as ruas em procissão. Os desenhos feitos com serragem, flores, areia, tecidos e outros materiais representam símbolos e cenas bíblicas e são estendidos como forma de honra, reverência e louvor.

A tradição chegou ao Brasil trazida pelos portugueses e, ao longo dos séculos, ganhou força e criatividade. Em cidades como Potirendaba, ela se tornou uma das manifestações mais emocionantes da religiosidade popular — onde fé e arte se unem, tocando o sagrado com as mãos e o coração.

Veja a programação da Arquidiocese de São José do Rio Preto para a celebração de Corpus Christi:

 

AS MAIS LIDAS