Cidades
Fiscalização encontra irregularidades em comércios de plantas em Rio Preto
Falta de preços visíveis e ausência de validade em produtos foram os principais problemas encontrados

A chegada da primavera intensificou a fiscalização sobre o comércio de flores e produtos de jardinagem em todo o Estado de São Paulo. Em Rio Preto e em outros 39 municípios, o Procon-SP realizou a “Operação Primavera” entre os dias 10 e 26 de setembro e encontrou irregularidades em 160 dos 312 estabelecimentos vistoriados — o equivalente a 51,2% do total.
Segundo o órgão, as falhas mais comuns foram a ausência de informação clara sobre preços e a falta de prazo de validade em produtos, descumprindo exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor. “Essas informações são essenciais para garantir uma compra consciente e segura”, afirmou o diretor executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho.
Os índices mais altos de infrações foram registrados no interior e litoral paulista, onde 57,2% das lojas apresentaram algum tipo de problema. Na região metropolitana, o número foi um pouco menor, mas ainda preocupante: 40,5% dos estabelecimentos estavam irregulares.
A operação passou por polos importantes do setor, como Holambra — conhecida como a “cidade das flores” —, Campinas, Ribeirão Preto, Araçatuba e Rio Preto.
O Procon-SP reforça que os consumidores devem exigir preços visíveis, conferir a validade de produtos como fertilizantes e sementes, e sempre solicitar nota fiscal. Denúncias podem ser feitas pelo site e aplicativo oficial do órgão.
Cidades que participaram da Operação Primavera
A ação abrangeu as cidades de Álvares Machado, Americana, Araçatuba, Barretos, Batatais, Bauru, Bebedouro, Caieiras, Cajamar, Campinas, Catanduva, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Holambra, Itapetininga, Itapecerica da Serra, Jaguariúna, Mairiporã, Mauá, Mongaguá, Novo Horizonte, Olímpia, Osasco, Pirapozinho, Poá, Praia Grande, Presidente Prudente, Regente Feijó, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Roque, Taboão da Serra e Taubaté.
Cidades1 diaVítimas de Icaraíma tinham registros por estelionato, tráfico e violência, afirma PC
Cidades1 diaMulher morre cinco dias após acidente com caminhonete na Murchid
Cidades1 diaOperação da Dise desmantela ponto de tráfico em boteco de Rio Preto
Cidades1 diaServidoras são afastadas após agressão em creche da região



