Redes Sociais

Cidades

Frente fria avança no país, mas região segue em alerta de queimadas

A previsão é de chuvas em pontos isolados a partir de quinta-feira (9)

Publicado há

em

Divulgação/SMCS

A segunda-feira (6) deve ser uma das mais quentes do ano em São Paulo, com temperaturas próximas de 40°C no interior, segundo o Climatempo. O calor intenso resulta da combinação entre sol forte, ventos quentes e a aproximação de uma nova frente fria, que começa a avançar sobre o estado na terça-feira (7), mas deve chegar à região de Rio Preto apenas na quinta-feira (9).

A expectativa é que o sistema traga ventos mais frios e pancadas isoladas de chuva, capazes de aliviar o calor e reduzir o risco de queimadas. Mesmo assim, o volume previsto não será suficiente para reverter o quadro de seca que atinge o interior paulista. No Noroeste, a frente fria deve provocar queda gradual das temperaturas e noites mais amenas ao longo da semana.

De acordo com a Defesa Civil, a região de Rio Preto permanece sob risco “emergencial” de queimadas nesta segunda e terça — o nível mais alto de alerta para incêndios em vegetação. A partir de quarta (8), o risco diminui, com parte do Noroeste passando à condição de “alerta”, tendência que deve se acentuar com a chegada das chuvas.

Segundo o Climatempo, o calor predomina até quarta-feira. Nesta segunda, a máxima pode atingir 38°C, e mesmo com aumento de nebulosidade à tarde e à noite, não há previsão de chuva. Na terça, as temperaturas variam entre 24°C e 36°C, com períodos de céu nublado, mas ainda sem precipitação.

Na quarta, a mínima prevista é de 19°C e a máxima de 34°C, também sem chuva. A mudança começa na quinta-feira (9), quando há 65% de probabilidade de pancadas isoladas, com temperaturas entre 19°C e 35°C.

Na sexta (10), a chance de chuva sobe para 75%, com muitas nuvens durante o dia e precipitações à noite. Os termômetros devem marcar mínima de 21°C e máxima de 31°C.

AS MAIS LIDAS