Redes Sociais

Cidades

PF investiga fraude milionária em cooperativa de crédito de Rio Preto

Operação Benford apura manipulação de dados contábeis por um gerente e um contador para cometer crimes

Publicado há

em

Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (22/10) a Operação Benford, que investiga um esquema de fraudes em financiamentos bancários ligados a uma cooperativa de crédito em Rio Preto. O valor do prejuízo ainda está sendo apurado em auditoria, segundo informou a PF ao Gazeta.

De acordo com a PF, as investigações apontam que um gerente e um contador manipulavam informações contábeis com o objetivo de liberar empréstimos e financiamentos de maneira irregular, causando prejuízos ao sistema financeiro.

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade, com o objetivo de reunir provas e identificar o envolvimento de outros possíveis participantes no esquema.

O nome da operação faz referência à Lei de Benford, um método estatístico usado por peritos para detectar irregularidades em números e identificar possíveis fraudes em balanços e movimentações financeiras.

Os investigados podem responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, incluindo falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. As apurações continuam sob sigilo.

AS MAIS LIDAS