Cidades
Semae volta a captar água do Lago 1 da Represa Municipal
Chuvas recentes elevaram o nível dos reservatórios e eliminaram o esverdeamento da água, segundo o SeMAE

A captação de água do Lago 1 da represa municipal de Rio Preto será retomada de forma gradual após melhora na qualidade da água, informou o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (SeMAE). A medida foi possível graças às chuvas registradas nos últimos dias, que ajudaram na recuperação dos mananciais.
De acordo com dados do pluviômetro instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Palácio das Águas, foram 28,6 milímetros de chuva somente nesta terça-feira (14). Com isso, o volume acumulado de 2025 chegou a 801,4 milímetros, encerrando um longo período de estiagem.
Durante a seca, a captação no Lago 1 havia sido suspensa temporariamente devido ao esverdeamento da água, causado pelo calor intenso e pela baixa vazão. Segundo o SeMAE, a chuva foi suficiente para diluir a concentração de algas e melhorar a oxigenação da represa, permitindo que o sistema volte a operar com segurança e qualidade.
“As condições da água melhoraram de forma significativa, e isso nos permite retomar gradualmente a captação do Lago 1. Todo o processo será acompanhado por análises constantes para garantir a potabilidade e segurança do abastecimento”, informou o SeMAE em nota.
O órgão ressalta que a recuperação dos níveis das represas ainda é gradual, e reforça a importância do uso consciente da água, mesmo com o retorno das chuvas.
Cidades2 diasMulher morre cinco dias após acidente com caminhonete na Murchid
Nacional1 diaCiclone causa destruição, deixa 4 mortos e 400 feridos no Paraná
Política2 diasMP reforça validade de relatório com IA e rebate defesa de Marcondes
Política2 diasPrefeito veta projeto que obriga ar-condicionado em escolas municipais



