Redes Sociais

Cidades

Vereador preso com carro clonado tem mandato cassado pela Câmara de Tanabi

Dionísio Guariero, defensor da causa animal, foi cassado por quebra de decoro e cumpre liberdade provisória

Publicado há

em

Divulgação/Câmara de Tanabi

A Câmara de Tanabi aprovou nesta semana a cassação do mandato do vereador Dionísio Guariero (Progressistas), conhecido na cidade pela atuação em defesa da causa animal. O parlamentar, que cumpre liberdade provisória, foi preso em flagrante em julho após ser flagrado com um carro dublê — um veículo com placa clonada.

A decisão foi tomada após sessão marcada por tensão. Pouco antes da votação, Dionísio teve uma crise de ansiedade e precisou ser internado na Santa Casa da cidade, o que o impediu de apresentar defesa na tribuna. O advogado Eduardo de Freitas Peche Canhizares, não autorizado a falar em nome do parlamentar. A defesa ainda tentou adiar a sessão, mas o pedido foi negado.

O inquérito criminal, conduzido pelo delegado Carlos Tokoi, ainda está em andamento. Mesmo assim, o relator do processo de cassação, vereador Devair Zanetoni Júnior (MDB), baseou-se em informações preliminares da Polícia Civil para sustentar a quebra de decoro parlamentar. A denúncia foi protocolada pelo morador Antônio Adalberto Pereira.

Segundo o parecer aprovado, Dionísio teria comprado, em 2023, um Hyundai IX-35 por R$ 20 mil, embora o modelo 2016 seja avaliado em cerca de R$ 75 mil. O veículo havia sido roubado em São Paulo um mês antes e teve a placa substituída por outra idêntica.

A investigação aponta que o vereador soube da clonagem e demonstrou preocupação com abordagens policiais, conforme diálogos anexados ao inquérito. Em depoimento, Dionísio alegou ter sido vítima de golpe, embora tenha parado de pagar o IPVA após a compra.

“O denunciado é ex-policial, bacharel em Direito e comerciante. Não se trata de uma pessoa leiga, e sim instruída, que sabe perfeitamente que uma vistoria veicular apontaria todas essas graves irregularidades”, diz trecho do parecer. O documento também afirma que o caso “desprestigia a Câmara Municipal e seus membros, em prejuízo da imagem do Poder Legislativo”.

Após a leitura do relatório, os vereadores votaram pela cassação do mandato. A defesa informou que vai tentar anular a sessão judicialmente. Dionísio já recebeu alta hospitalar.

Votaram a favor da cassação os vereadores Celso Tarifa de Lima (União Brasil), Devair Zanetoni Júnior (MDB), Glaucia Franciani Lechado Leardini (Republicanos), João Vitor de Freitas (Republicanos), Joilson Aparecido Vasconcelos (PSB), Dr. Mauro Lopes Garcia Filho (PP), Dr. Rodrigo Augusto Jorge de Mello (PSB) e Waldir Marcos de Souza (PRD).

Foram contrários à cassação os vereadores Adalto Donizeti Magri (PL) e Michel Alexandre Magri Pina (PSB).

AS MAIS LIDAS