Redes Sociais

Cultura

Sesc traz obras da 31ª Bienal de São Paulo para Rio Preto

A abertura da exposição será nesta quarta-feira (dia 17), às 20h, na Área de Convivência

Publicado há

em

O Sesc Rio Preto é a segunda das unidades do Sesc a receber neste an a mostra “Como (…) coisas que não existem – Obras selecionadas”, uma curadoria de Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Pablo Lafuente e Oren Sagiv”. A abertura será nesta quarta-feira (dia 17), às 20h, na Área de Convivência. A exposição, que recebe o apelido de “Como transpor coisas que não existem”, reúne nove projetos participantes da 31ª Bienal de São Paulo.

A tarefa da arte de permitir desmontar as barreiras sociais que determinam acessos e códigos é uma das discussões propostas para esta exposição, conforme explica o curador Pablo Lafuente. “No filme de Halil Altindere, realizado em Istambul, um grupo de músicos ativistas adolescentes luta contra essas barreiras com as armas de uma cultura popular que aparece, de formas diferentes, nos filmes de Yuri Firmeza, na ilha de Alcântara, e de Ines Doujak e John Barker, nos espaços de festas populares. O hip hop, o folclore ou o funk que dão o som a esses filmes incitam a construção de um novo tipo de relações sociais, as quais convergem, no centro da exposição, com as viagens de Juan Downey pelas Américas – jornadas transformadoras que conectam o que em princípio não pode ser conectado”, afirma.

Ainda segundo ele, “a reescrita de territórios geográficos em Michael Kessus Gedalyovich e Romy Pocztaruk, de territórios de gênero em Nilbar Güres, e de territórios históricos em Asger Jorn completam esse leque de propostas que respondem nossa pergunta inicial: não, tais barreiras não precisam existir do modo como existem, e por isso mesmo podem – e devem – ser superadas”.

Ainda compõe a mostra o projeto ‘É apenas o vértice do seu mundo interior’, fanzine de distribuição gratuita concebido pela polonesa Agnieszka Piksa.

SERVIÇO:

Sesc Rio Preto

31ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas 

De 17 de junho a 30 de agosto

De terça a sexta feira, das 13h20 às 21h30

Aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h30.

Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1.333

Mais informações pelo (17) 3216 9300

Entrada Gratuita

 

AS MAIS LIDAS