Redes Sociais

Cultura

Ciclo de debates “A obra de Vladimir Capella” começa nesta segunda (dia 27) no FIT

As atividades acontecem das 15h às 17h30, no auditório do Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão, na Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1, 1º andar (Praça Cívica)

Publicado há

em

A15ª edição do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto traz em sua programação o Ciclo de Debates “A Obra de Vladimir Capella”, que começa nesta segunda-feira (dia 27) até quarta-feira (dia 29). As atividades acontecem das 15h às 17h30, no auditório do Centro Cultural Prof. Daud Jorge Simão, na Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1, 1º andar (Praça Cívica). Os debates deste ciclo discutirão a obra do dramaturgo e diretor Vladimir Capella, falecido em abril deste ano. Autor de clássicos para o público infanto-juvenil – como “Panos e Lendas”, “Avoar” e “Maria Borralheira” –, Capella era reconhecido por imprimir beleza visual, poesia e musicalidade em suas montagens. As várias facetas do artista serão analisadas por especialistas que, sob mediação de Gabriela Rabelo, debaterão cada assunto com o público.

Iniciando o Ciclo de Debates, no dia 27 de julho, acontece a mesa “A Dramaturgia”, a palestrante será a atriz, encenadora e diretora musical Cibele Troyano. No dia 28 de julho, o tema será “O Espetáculo”, com o dramaturgo, jornalista e crítico de teatro Dib Carneiro Neto. Na quarta-feira (29/07), serão realizadas duas mesas, a primeira trará o músico e preparador musical Dyonísio Moreno para falar sobre “A Música no Processo Criativo” e, em seguida, a atriz e dubladora Monalisa Capella, filha do homenageado, Vladimir Capella, falará sobre “A Encenação e o Processo Criativo”. Para cada atividade serão oferecidas 80 vagas. As inscrições podem ser feitas na sede da Oficina Cultural Fred Navarro, localizada na rua Jorge Tibiriça, 3243, ao lado do Mercadão Municipal, ou pelo e-mail:  frednavarro@oficinasculturais.org.br. Nos dias dos debates, havendo vaga, as inscrições serão feitas no local da atividade.

Os espetáculos

Ainda nesta segunda-feira (27/07), na programação do Festival, diversos espetáculos. No Riopreto Shopping, às 20h, será apresentado o espetáculo “Uirapuru” da Cia. Brasileira de Mystérios e Novidade, do Rio de Janeiro. O público do centro de compras irá conferir a peça que é inspirada no poema homônimo de Villas-Lobos e na opereta popular da compositora paraense Dona Noêmia, “Pássaro Uirapuru”. O espetáculo conta a lenda do pássaro cantor com personagens na perna de pau, suas danças dramáticas e seus contos mágicos. No Teatro Municipal Paulo Moura, às 19h, será encenado “Iara – o encanto das águas”, da Cia. Lumiato de Brasília, ainda há ingresso para o espetáculo que pode ser retirado uma hora antes no local da apresentação 

O Grupo Tecelagem também é a atração desta segunda-feira e apresenta duas sessões do espetáculo “Travessia”, às 19h e às 21h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi. O grupo rio-pretense Minha Nossa Companhia encena “Hoje é dia de Rock”, no Teatro SEST/SENAT, às 21h. No Teatro GTR será apresentado “Marica – o último instante de Garcia Lorca”, às 23h.

Os ingressos para os espetáculos do FIT nos espaços fechados podem ser retirados mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível ou uma obra literária (em bom estado), por pessoa. A bilheteria será na Oficina Cultural Fred Navarro, localizada na rua Jorge Tibiriça, 3243 – Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h e aos sábados das 9h às 16h. Nos dias das apresentações, havendo disponibilidade, os ingressos poderão ser retirados, uma hora antes, no local da encenação. Mais informações pelo telefone: (17) 3234 2405 ou pelo e-mail: frednavarro@oficinasculturais.org.br.

O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, correalização da Poiesis, por intermédio da Oficina Cultural Fred Navarro, e da Renova Projetos e Produções, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural. A programação do FIT 2015 vai até o dia 31 de julho. Mais informações pelo site www.festivalriopreto.com.br ouwww.facebook.com/festivalriopreto.

 

 

AS 10 MAIS LIDAS