Redes Sociais

Cultura

Sábado de literatura, poesia e canções de Elis Regina

Evento na Casa de Cultura de Rio Preto reúne a poesia do Sarau Urbano, discotecagem, lançamento da biografia “Elis Regina – Nada Será Como Antes” e palestra do autor do livro, Julio Maria

Publicado há

em

A Casa de Cultura Profª Dinorath do Vale, na praça Cacilda Becker, será palco neste sábado (dia 29), a partir das 19h30, para o Sarau Urbano Edição Especial: Biografia, Poema e Música. O evento reúne a poesia do Sarau Urbano, discotecagem, lançamento da biografia “Elis Regina – Nada Será Como Antes” e palestra do autor do livro, Julio Maria. Ele também é repórter e crítico de música do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo.

A programação tem início com a palestra do jornalista como o tema “Os Caminhos de um Biógrafo – Dilema e Desafio”. Ele vai abordar os problemas do biógrafo ao traçar o perfil de uma personagem polêmica como Elis. Outro tema em discussão será o embate entre aqueles que defendem restrições a biografias de personalidades públicas, como o movimento Procure Saber, e as editoras e escritores que advogavam por mudanças nas leis que proibiam essas obras – recentemente, o

Supremo Tribunal Federal aprovou por unanimidade a liberação de biografias não autorizadas pela pessoa retratada.

Na Rádio Estadão, Julio apresenta a coluna Mais Música, trazendo entrevistas, reportagens, novidades, críticas e opiniões sobre o universo musical. Por 10 anos, foi editor de cultura do Jornal da Tarde. Além da única biografia autorizada de Elis Regina, publicou “Palavra Cruzada” (entrevistas com 50 personalidades da cultura brasileira) e “Santificado Est” (biografia de Frei Galvão).

O lançamento do livro que retrata em 400 páginas a vida da maior cantora do Brasil será às 21h30. A obra narra a vida da cantora desde seus primeiros dias em Porto Alegre, quando cantava o clássico 'Fascinação' ao lado das amigas nas escadarias de um colégio, até sua despedida trágica, aos 36 anos. O livro traz à luz até o inquérito policial sobre a morte da cantora. No total, foram quatro anos de entrevistas e pesquisas em arquivos.

A idéia de escrever a biografia surgiu por meio de um convite da editora ao jornalista. No começo, o perfil do livro era uma homenagem, mas conforme Julio foi descobrindo mais histórias e avançando nas entrevistas, viu que havia muito mais o que contar. Na contramão da batalha das biografias que dividiram artistas e editoras sobre a autorização prévia dos biografados, os filhos de Elis, João Marcelo Bôscoli e Pedro Mariano, entenderam que o autor precisava de liberdade para retratar todos os lados da cantora sem restrições. Já a filha da cantora, Maria Rita, disse que não seria ela a pessoa a dizer se havia gostado ou não.

Sarau Urbano

A partir das 22h será realizado o Sarau Urbano. Toda poesia é bem-vinda no espaço de livre manifestação de intervenções artísticas, declamação de poemas e leitura de prosa. O foco musical da discotecagem será Elis Regina. Esta festa democrática da palavra acontece regularmente há quase dois anos, reunindo artistas, poetas, escritores e apaixonados por literatura. O evento é organizado por Luciana Pequim, Ricka Back Spin Crew e Bruno Fausto, do coletivo rio-pretense Sarau Urbano. A classificação do evento é livre e há disponibilidade de 150 lugares.

AS 10 MAIS LIDAS