Redes Sociais

Cultura

Encontro de plastimodelismo reúne colecionadores da região em Rio PReto

Evento acontece no aeroclube de Rio Preto neste domingo (dia 27) até às 17h; A entrada é gratuita

Publicado há

em

Colecionadores de várias cidades se reúnem neste domingo (dia 27) durante 1º Open RPR-Model de Plastimodelismo que acontece no aeroclube de Rio Preto. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

O comerciante Celso Brandimarti, 53 anos, modelista há 40 anos, explica o que é o hobby. “O plastimodelismo consiste em construir miniaturas em escalas reduzidas. São kits plásticos e cabe ao modelista escolher as cores e os detalhes que usará na miniatura” explica.

Brandimarti diz que o primeiro kit ele ganhou aos 12 anos. “Era um navio da segunda guerra mundial. Logo em seguida já montei um avião e nunca mais parei” .

O comerciante, que já recebeu várias medalhas em exposições pelo país, explica sobre a qualidade dos kits nos dias de hoje. “Nas últimas décadas houve uma evolução no material usado pelos modelistas. Tintas são de melhores qualidades, as miniaturas são mais detalhadas. Surgiram nova técnicas de pintura. Para ter uma base, antes pintávamos os kits com aquelas bombinhas de detefon. Hoje contamos com aerógrafos que nos permite deixar o kit com detalhes de uma aeronave real” afirma.

A ideia do plastimodelismo não está somente nas peças, mas em todo o valor o histórico que elas representam. “Adquirimos conhecimento em cada miniatura. Antes de montar determinado kit, é feito uma pesquisa sobre o modelo, onde foi fabricado, onde atuou. Por exemplo, levei um ano para montar um encouraçado Yamato, usado pela da marinha japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. Antes de iniciar a montagem pesquisei tudo sobre este navio, como as cores e detalhes que a embarcação real possuía” explica o representante autônomo Marcos Bettinneli, 40 anos, aficionado por miniaturas aeronáutica e naval.

O evento acontece até às 17h deste domingo (dia 27) no aeroclube de Rio Preto, localizado na avenida do Estudantes, 3505. A entrada é gratuita. 

Continue lendo

AS 10 MAIS LIDAS