Redes Sociais

Cultura

Alunos rio-pretenses apresentam espetáculo artístico

Apresentações de dança e música serão nos dias 26 e 27 de outubro, no Teatro Municipal “Paulo Moura”, a partir das 19h30, com entrada gratuita

Publicado há

em

Dos pátios das escolas para o tablado do maior teatro da cidade. Essa é a proposta do espetáculo “EnCena Artes Integradas – 2015”, que reúne alunos do projeto Promovendo Educação Integral, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Preto, em parceria com a Faperp (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto).

A apresentação será nos dias 26 e 27 (segunda e terça), a partir das 19h30, no Teatro Municipal “Paulo Moura”, em Rio Preto, com entrada gratuita. Haverá coreografias de dança livre e danças urbanas, percussão e flauta doce de nove escolas da rede municipal, incluindo a E.M. “Prof. João José Féris”, que também está na programação do festival Breu, do Sesc Rio Preto.

Além de conferir o talento de 240 alunos, o evento terá a participação especial dos instrutores de hip hop que integram o grupo de breaking Ghetto Warriors, responsável pela coreografia “Copo Mágico”, e os duos Rua e Bgirl Pjump. “A ideia é trazer todos os participantes para o palco, criando assim a possibilidade de contemplação de um trabalho de nível profissional, uma vez que, geralmente, os alunos não veem seus instrutores em cena”, explica a coordenadora de Projetos Culturais da Faperp, Eunice Dumbra.

O projeto

O Promovendo Educação Integral foi criado em 2015 e atende cerca de 1,6 mil alunos de 7 a 12 anos, matriculadas em 14 unidades escolares da rede municipal de ensino. Além de aulas de dança livre, danças urbanas e educação musical, os estudantes aprendem sobre teatro, arte circense e desenho de observação.

O objetivo é promover a melhoria da qualidade da educação por meio das atividades culturais, dando origem a trabalhos artísticos de qualidade e contribuindo para a evolução dos participantes como cidadãos.  “Buscamos, por meio de diferentes ferramentas de ensino, desenvolver o indivíduo de maneira plena, possibilitando que ele se posicione de forma crítica, responsável e construtiva em diferentes situações do cotidiano”, explica Eunice.

Para o diretor-presidente da Faperp, Luiz Carlos Baida, o “Encena” mostra como a cultura é um importante instrumento de transformação. “Além de estimularmos a convivência social e o desenvolvimento de novas habilidades, temos a oportunidade de apresentar aos pais e à sociedade o crescimento profissional dos alunos e, consequentemente, dos instrutores, que trabalham com muita seriedade, comprometimento e dedicação às artes”, complementa.

A Faperp

A Faperp é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos, voltada ao desenvolvimento científico, cultural, educacional e social de Rio Preto e do país.  Foi criada, em 16 de setembro de 1996, por iniciativa de um grupo de professores da Unesp/Ibilce e, também, de pessoas da sociedade civil rio-pretense que buscavam uma maneira de oferecer cursos e serviços à comunidade. Hoje, conta com diversas frentes de atuação, tais como: realização de projetos culturais, sociais e educacionais; organização de concursos e vestibulares; captação de recurso para pesquisa científica; oferecimento de apoio a eventos e pesquisas; entre outras. Todas as atividades desenvolvidas pela Faperp são supervisionadas por um Conselho Curador, composto por voluntários, e todas as contas da entidade são fiscalizadas pelo Ministério Público.

Serviço

EnCena Artes Integradas- 2015
Quando: 26 de outubro (segunda-feira) e 27 (terça-feira), às 19h30
Onde: Teatro Municipal “Paulo Moura”, em Rio Preto
Mais informações: (17) 3211-1089
Entrada: franca

AS 10 MAIS LIDAS