Redes Sociais

Cultura

‘Califórnia’ chega com a diretora Marina Person ao Sesc Rio Preto

A Sala Sesc de Cinema exibe nesta quinta-feira (dia 21), às 20h, o filme Califórnia; O longa retrata a juventude dos anos 80, abordando temas intimistas e comuns dos adolescentes ao redor do mundo. Após a exibição, a cineasta fala sobre o processo de criação do filme em um bate-papo com o público. Os ingressos são grátis e estarão disponíveis na Central de Atendimento do Sesc a partir das 19h do dia 21 para retirada

Publicado há

em

A Sala Sesc de Cinema exibe nesta quinta-feira (dia 21), às 20h, o filme Califórnia dirigido por Marina Person. O longa retrata a juventude dos anos 80, abordando temas intimistas e comuns dos adolescentes ao redor do mundo. Após a exibição, a cineasta fala sobre o processo de criação do filme em um bate-papo com o público. Os ingressos são grátis e estarão disponíveis na Central de Atendimento do Sesc a partir das 19h do dia 21 para retirada. As vagas são limitadas à capacidade do local.

O trabalho, escrito por Marina Person, Francisco Guarniere e Mariana Veríssimo, e dirigido por Marina, se passa no início dos anos 1980, em São Paulo. Estela (Clara Gallo) é uma adolescente que em plena descoberta sexual convive com o fantasma da AIDS, cuja epidemia se alastra mundialmente. Seu tio (Caio Blat), um verdadeiro ídolo para ela, está com o vírus e vive na Califórnia em busca de um tratamento eficaz. Quando ele retorna ao Brasil, bastante debilitado, ela precisa conviver de perto com as mazelas trazidas pela doença.

O elenco conta também com Paulo Miklos, vocalista da banda Titãs, que interpreta o pai da protagonista Estela. Além deste personagem, Miklos também aparece como músico durante um show do Titãs.

O longa é contado na primeira pessoa, inteiramente do ponto de vista da jovem Estela, e conta suas descobertas em relação a amizades, a primeira paixão amorosa, verdades familiares e sexo. Tudo ao som de David Bowie, The Cure, New Order e Joy Division, trilha sonora composta por referências fiéis à cultura pop daquela década.

Para mostrar aos atores o importante papel de conexão que a música exercia na geração dos anos 80, Marina listou bandas de rock nacional e pós-punk inglês para o elenco conhecer e refletir.

O filme recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival do Rio (para Caio Horowicz). Clara Gallo, que faz Estela, foi melhor atriz no Mix Brasil. Em Buenos Aires, venceu três dos seis prêmios em disputa na seção Primeiro Corte no mercado de cinema Ventana Sur.

'Califórnia' aborda assuntos da adolescência, mas dialoga tanto com a audiência jovem como também com todo o público. E os detalhes da produção do longa podem ser obtidos no bate-papo com a Marina Person, que estará no dia da exibição no Sesc Rio Preto.

Marina Person

Marina Person é diretora, atriz e apresentadora de TV. Como apresentadora esteve à frente de diversos programas da MTV durante 18 anos e também do programa Metrópolis, da TV Cultura. Seu primeiro trabalho como cineasta foi em 'Person', documentário lançado em 2007 que fala sobre seu pai, o cineasta Luiz Sergio Person, com estreia mundial no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça.

AS MAIS LIDAS