Redes Sociais

Cultura

O ‘Circo de Soleinildo’ repensa a arte circense no Janeiro Brasileiro da Comédia

O espetáculo de quinta-feira, 28/01, “O Circo de Soleinildo”, do Janeiro Brasileiro da Comédia, exibe um dilema dos tradicionais circos, entre crise e renovação. A Cia. Operakata de Teatro apresenta a peça às 19h e às 21h

Publicado há

em

O espetáculo de quinta-feira, 28/01, “O Circo de Soleinildo”, do Janeiro Brasileiro da Comédia, exibe um dilema dos tradicionais circos, entre crise e renovação. A Cia. Operakata de Teatro apresenta a peça às 19h e às 21h.
 
Em algum lugar no interior do sertão brasileiro, Soleinildo e seus três companheiros de lona viajam à procura de público, cada vez mais escasso, para o seu circo de ilusões. Contrariando a tendência da contemporaneidade, “O Circo de Soleinildo” segue, até então, mantendo suas tradições em números simples e até mesmo ingênuos. Contudo, a dificuldade de atrair público traz à tona uma questão: prosseguir com os mesmos princípios dessa arte milenar deixada por seus antepassados ou aderir às novas tecnologias e às mudanças do mundo moderno?
 
O espetáculo surgiu a partir das experiências vivenciadas pelos membros da companhia que, de alguma forma, imprimem as mesmas na construção das montagens. Aliado a isso, o grupo passou por um processo de investigação sobre a comicidade e suas mais variadas manifestações.
 
Filmes, textos diversos e documentários circenses forneceram ao grupo uma fonte de inspiração. Mas o resgate de memória sobre as antigas trupes de circo de beira de estrada, que eram comuns na região do sudoeste baiano na década de 1980, a partir de depoimentos de moradores mais velhos do município de Vitória da Conquista (BA), foram fundamentais para o desenvolvimento do processo criativo.
 
Os ingressos deverão ser retirados gratuitamente na bilheteria do Teatro Municipal no dia da apresentação, a partir das 18 horas. Será entregue apenas 1 (um) ingresso por pessoa. Classificação indicativa livre.
 
O JBC 2016 é realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em correalização com Poiesis, Oficina Cultural Fred Navarro e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
 
O Janeiro Brasileiro da Comédia acontece até o dia 30 de janeiro.
 
 
Atividade formativa
 
A grade de atividades formativas do JBC 2016 segue nesta quinta-feira, 28/01, com o workshop “Comportamentos e Humor”, das 15h às 17h, na Oficina Cultural Fred Navarro. Quem ministra a atividade é o grupo Santa Ignorância Cia. de Artes. As vagas estão esgotadas.
No workshop, os atores realizam a demonstração de cenas, danças e troca de experiências acerca do processo de observação e mimeses corpóreas das diferentes classes sociais para composição de personagens e textos.

Serviço
 
14º Janeiro Brasileiro da Comédia
 
Espetáculo: O Circo de Soleinildo
 
Data: 28/01/2016
Horário: 19h e 21h
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, avenida Brigadeiro Faria Lima, 5.381
Ingressos: Disponíveis a partir das 18h no local
Classificação indicativa: Livre
 
Workshop: Comportamentos e Humor
 
Data: 28/01/2016
Horário: 15h às 17h
Local: Oficina Cultural Fred Navarro – Casa de Cultura Dinorath do Valle, Praça Cacilda Becker, s/nº
Vagas: esgotadas

AS MAIS LIDAS