Cultura
Dois rio-pretenses lançam obra na Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Patrícia Franco lançará o infantil “O Peixinho Polar” e Gianluca Segregio o livro “Não Rebobine Esta Fita”
Os escritores rio-pretenses Patrícia Franco e Gianluca Segregio serão atrações da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 26 de agosto a 4 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista. O evento é palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, cerca de 480 marcas apresentando seus mais importantes lançamentos para aproximadamente 700 mil visitantes em um espaço total de 60 mil m². Além da grande oferta de livros, a Bienal do Livro ainda conta com uma programação cultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão!
Patrícia Franco
Menos de um ano após o lançamento de seu primeiro livro, a escritora Patrícia Franco volta à cena literária, desta vez, com um livro para crianças. “O Peixinho Polar”, da editora Scortecci, será lançado na próxima terça-feira (30). Nesta aventura, a autora convida o pequeno leitor à refletir sobre a vida, a imaginar e a observar as possibilidades que nos rodeiam.
“Quem está observando Polar? Será que você consegue responder as perguntas filosóficas que surgem no livro? Mergulhe na história desse peixinho encantador e tente descobrir as diferenças e semelhanças entre o seu mundo e o mundo dele. Polar é mesmo um peixinho diferente… Ou não!”
Patrícia Franco é Doutora em Ciências da Saúde e trabalha com educação há 15 anos; Idealizadora do Programa de Educação Compassiva, atualmente ocupa o cargo de diretora operacional na escola Coopen. Iniciou sua carreira como escritora em novembro de 2015 com o livro interativo infanto-juvenil “Inspira, expira e não pira, garota!” (Editora RiMa – selo Dakini).
Este ano publica, ainda, “Tranquilizando a sala de aula”, livro que se propõe a ajudar educadores a lidar com os constantes desafios da prática docente em ambientes educacionais desafiadores através do desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais. Todos os seus livros tem como proposta conduzir o leitor de qualquer idade a uma jornada interna de reflexão e autoconhecimento.
Gianluca Segregio
O jovem escritor, Gianluca Segregio, de 18 anos, lançará o livro “Não Rebobine Esta Fita” no próximo sábado (27), às 14 horas, também na Bienal.
A sinopse do livro diz: “Após o misterioso assassinato de seu ex-marido, a policial Silmeria Leux se vê obrigada a se mudar para a casa onde ocorreu o crime, numa pequena cidade do Texas. Entretanto, após ela se instalar no local, a taxa de mortalidade aumenta de forma drástica sem nenhuma explicação: a cada semana, no mesmo bairro e em suas próprias casas, uma família é assassinada. Sem encontrar pistas para o crime após inúmeras investigações, em uma madrugada sombria e chuvosa, Silmeria recebe uma fita de VHS que revela quem é o assassino que está cometendo os crimes na cidade. Pensando que seus problemas estariam resolvidos, dentro do mesmo pacote há uma nota avisando que caso Silmeria assista à fita, ela morrerá. Silmeria, em busca da verdade conhecerá segredos perturbadores de pessoas que ela jamais imaginou que poderiam esconder algo tão podre. Você assistiria a uma fita para tentar salvar a todos, mesmo sabendo que esse ato pudesse custar a sua própria vida?”.
A paixão de escrever de Gianluca Segregio começou aos 11 anos. Quatro anos depois, ao ouvir uma amiga contar-lhe um ocorrido pessoal, ele resolveu escrever seu primeiro romance intitulado “Nostalgia Não Está Apenas em VHS”, com 254 páginas. A partir dai surgiu o convite para que Gianluca lançasse seu primeiro livro durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em setembro do ano passado.
SERVIÇO
Bienal Internacional do Livro de São Paulo
De 26 de Agosto a 04 de Setembro de 2016
Pavilhão de Exposições do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana.
Horário de Visitação:
Segunda à sexta-feira, das 9h às 22h (com entrada até as 21h)
Sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada até as 21h)
Dia 4 de Setembro, das 10h às 21h (com entrada até às 19h).