Redes Sociais

Cultura

Rio-pretense é indicada para Prêmio Shell de Teatro

Amanda Lyra, indicada para o prêmio de melhor atriz, é protagonista da peça Quarto 19

Publicado há

em

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro tornou-se uma das mais tradicionais premiações da cena teatral brasileira. Em sua edição de número trinta, a rio-pretense Amanda Lyra foi indicada para o prêmio de melhor atriz por sua atuação no espetáculo, Quarto 19.

Amanda concorre com Ilana Kaplan que encena a peça “Baixa Terapia”. O resultado será conhecido em março de 2018.

Quarto 19

Inspirada no conto da escritora britânica Doris Lessing (1919-2013), vencedora do prêmio Nobel de Literatura em 2007, a peça Quarto 19 cria uma discussão sobre a percepção da mulher dos próprios papeis sociais. Com direção de Leonardo Moreira, a adaptação narra o drama de Susan Rawlings, uma mulher da classe média, casada, com três filhos, que parou de trabalhar para se dedicar à criação das crianças. Durante vários anos, ela sonhou com o dia em que o seu caçula seria mandado para a escola para que, finalmente, tivesse algum tempo só para si. No entanto, quando isso aconteceu, Susan não conquistou a liberdade tão esperada. Para fugir da irritação doméstica e do ritmo familiar, ela passou a alugar o quarto 19 de um hotel no centro da cidade, onde passa tardes inteiras sem fazer nada. Nesse refúgio, percorre um caminho de autopercepção e descoberta da própria identidade.

A ideia é criar uma reflexão sobre a percepção das mulheres sobre seus papeis sociais, as consequências de um casamento burguês , a fragmentação da identidade feminina, a busca pelo significado da vida e a tensão entre o “eu social” e o “eu marginal” da personagem. Amanda é a protagonista. 

AS MAIS LIDAS