Redes Sociais

Cultura

Espetáculo no Calçadão

Grupo Engasga Gato apresenta nesta sexta-feira, dia 18, às 11h30, a peça “Página 469”, que aborda as vivências e a solidão nos centros urbanos

Publicado há

em

Abordando as vivências e a solidão que atravessa os centros urbanos, chega a Rio Preto nesta sexta-feira, dia 18, o espetáculo Página 469, do grupo Engasga Gato, de Ribeirão Preto. A peça será apresentada às 11h30, no Calçadão da rua Siqueira Campos.

A apresentação faz parte do Projeto “Circulação Página 469: Atravessamentos Urbanos”, que compreende também um intercâmbio artístico com a Cia. Cênica, de Rio Preto, realizado na quinta-feira, dia 17.

O grupo teatral Engasga Gato, que é quem realiza esse projeto junto com a Cooperativa Paulista de Teatro, foi contemplado pelo Edital Programa de Incentivo a Cultura 2016, e está circulando por 10 municípios de oito regiões diferentes do Estado de São Paulo. Além de Rio Preto, são atingidos Suzano, Santos, Sorocaba, Caraguatatuba, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Mogi das Cruzes e São Paulo (em São Miguel Paulista, zona leste da cidade).

A linguagem do espetáculo Página 469 parte da articulação das noções de Teatro de Invasão, e da noção de cidade como dramaturgia. Na peça, uma ambulância rompe o espaço público. De dentro dela, saem três integrantes cegos da “Liga Pública do Bem”, que tem a missão de encontrar e readequar funcionários municipais dissidentes. Guiados por uma denúncia anônima, os três enfrentam o caos do centro urbano em busca de Getúlio, um funcionário que abandonou seu posto de trabalho há alguns anos, fugindo do frio do ar condicionado e da opressão de sua pequena salinha.

A peça envolve os espectadores num jogo de esperanças e tristezas, neste encontro entre figuras que refletem as invisibilidades que atravessam diariamente o espaço da cidade.

Já o intercâmbio Atravessamentos Urbanos é realizado com um grupo teatral de cada município parceiro a fim de trocar experiências e questionamentos acerca do teatro de rua e da produção teatral do Estado de São Paulo.

Os grupos parceiros são: Cia. Cênica (São José do Rio Preto), Cia. do Escândalo (Mogi das Cruzes), Trupé de Teatro (Sorocaba), Trupe Olho da Rua (Santos), Grupo Buraco d'Oráculo (São Paulo), Grupo Contadores de Mentira (Suzano), Cia. Popatapataio de Teatro (Caraguatatuba), Grupo Matula Teatro (Campinas), Grupo Andaime Teatro (Piracicaba) e Grupo Rosa dos Ventos (Presidente Prudente).Ao final da execução do projeto será produzido um mini-documentário sobre esta realização, que terá veiculação livre nos diversas mídias e redes sociais.

SERVIÇO:

Apresentação do Espetáculo “Página 469”,

Data: 18 de agosto (sexta-feira)

Local: Siqueira Campos (Calçadão de Rio Preto)

Horário: 11h30

AS 10 MAIS LIDAS