Cultura
Festival Arena Cacilda traz diversas linguagens nesta terça-feira, 26
No segundo dia do festival tem apresentações gratuitas de música, teatro, dança, exibição de curta e uma instalação, no Teatro Municipal. Depois, a programação se estende ao Barteliê
O Festival Arena Cacilda entra em seu segundo dia com apresentações de música, teatro, dança, exibição de curta e uma instalação, no Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”. Depois, a programação desta terça-feira, dia 26, se estende ao Barteliê. Tudo é de graça. No Teatro Municipal, as atrações começam às 19h30. A programação será aberta pela cantora Lú Morena, que faz o show acústico “MPB, Bossa Nova e Cantoria”, de voz e violão. Na sequência, o Grupo Terra apresenta a intervenção de dança “Pé de Poesia”, inspirada na obra do poeta Manoel de Barros. A direção artística e a criação são de Andrea Capelli, que também está no palco, ao lado de Bruna Leila Borges, Carolina Capelli, Nilton César Chopes, Rosimeire Aparecida Caires e Pedro Junior Redero Martins.
A programação do Arena Cacilda desta terça-feira também inclui dois experimentos cênicos inéditos, criados especialmente para o festival. O primeiro a ser apresentado é “Maria”, trabalho da Cia. Poesia em Cena. Trata-se de um exercício cênico em que os atores abordam questões sociais a partir do poema “A Infanticida Marie Farrar”, de Bertolt Brecht, numa mescla de vídeo, narrativa e Butoh. Em cena, Amine Maria e Jason Marchesini.
O outro trabalho inédito é “Adorável Ausência”, do Histeria, com os atores Debora Cristina Lourencim e Solano Guarche de Araújo. Fabiana Maria Abranches é idealizadora e provocadora. Ainda no Teatro Municipal, o público poderá conferir o curta “O Homem de Bem”, de Vinicius Dall'Acqua, que também assina o roteiro. O passado e o presente de três personagens conduzem a uma situação limite, onde a relação de poder e a força do dinheiro determinam seus destinos. O elenco conta com Harlen Félix, Ícaro Negroni e Maurício Gomes. Após o curta, a plateia será convidada a conhecer a instalação “Prezênite – Vagões em Movimento”, de Jef Telles, artista conhecido pelo hibridismo de linguagens presente em suas obras. No trabalho, símbolos e imagens da cidade conduzem o espectador a uma viagem no tempo do agora.
O Barteliê recebe, às 22h, o show Bang Bang, com Dólar Furado. A banda é composta por Fred Pala (guitarra e voz), Theo Russo (bateria e voz), Matheus Rozani (baixo e voz) e Jader Marquez (piano e voz). Nesse projeto, os músicos apresentam o som da primeira geração do rock and roll, unindo o melhor do rock com linhas clássicas do jazz e blues e elementos country e folk, além de uma pitada de rockabilly, em versões originais e releituras dos clássicos do rock.
Para a programação do teatro, é preciso chegar meia hora antes para retirada de ingressos. O Festival Arena Cacilda é uma realização dos artistas rio-pretenses, juntamente com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com a parceria do Sesc Rio Preto. O evento segue até o sábado, dia 30, e a programação completa está no link:http://arenacacilda.blogspot.com.br/.
Confira abaixo a programação desta terça-feira, dia 26.
26 DE SETEMBRO, TERÇA-FEIRA
Teatro Municipal “Humberto Sinibaldi Neto”
A partir das 19h30
MPB, Bossa Nova e Cantoria
Lú Morena
Música – voz e violão
Sinopse: Show acústico VOZ e VIOLÂO, com mostra da evolução da MPB em suas mais variadas vertentes: Bossa, Samba, Cantoria Popular e Pop Rock.
Ficha técnica: Voz e Violão: Lú Morena; Produção e Visagismo: Marcos Machado
Duração: 30 minutos
Classificação: livre
Pé de Poesia
Grupo Terra
Dança (Jardim da Cacilda)
Sinopse: Pé de Poesia dá em qualquer lugar, em todas as estações do ano, basta que se joguem as sementes das palavras dançadas. E o movimento é quem lança os poemas de Manoel de Barros aos olhos, ouvidos e sentidos dos passantes. Poesia em forma de dança ou dança em forma de poesia? Um convite à obra e vida do poeta das miudezas. Uma atenção especial ao que é desimportante.
Ficha técnica: Direção Artística e Criação: Andrea Capelli; Intérpretes Criadores: Andrea Capelli, Bruna Leila Borges, Carolina Capelli, Nilton César Chopes, Rosimeire Aparecida Caires e Pedro Junior Redero Martins; Assistente: Guilherme Cordeiro di Curzio; Fotos e vídeo: Guilherme Cordeiro di Curzio, Ruy Barbosa Jr. e Rodrigo Bedin; Criação Material de Divulgação: Renan Saccoman.
Duração: 40 minutos
Classificação: livre
MARIA
Cia. Poesia em Cena
Teatro (Convulsão)
Sinopse: Exercício cênico no qual dois atores abordam questões sociais através do poema “A Infanticida Marie Farrar”, de Bertolt Brecht. Uma mescla de narrativa e butoh.
Ficha técnica: Amine Maria Boccardo – Atriz; Jason Cordeiro Marchesini – Ator e Diretor; Marcelo Santana Nogueira – Técnica.
Duração: 15 minutos
Classificação: 18 anos
Adorável Ausência
Histeria
Teatro (Convulsão)
Sinopse: Duas almas distintas habitam em carne, osso, histórias e memórias, no lar que cada uma construiu em si. Ao saírem, sentem-se exploradoras, porém, se descobrem (ou se perdem), desejando o ser no outro, e no outro ser a sua própria imagem, por vezes idealizada, assim como se ama a um Deus. Dois atores em cena se entrelaçam junto à angústia de se buscar fora de si, e se perder na falta do outro.
Ficha técnica: Atriz: Debora Cristina Lourencim; Ator: Solano Guarche de Araujo; Idealizadora e provocadora: Fabiana Maria Abranches
Duração: 15 minutos
Classificação: 16 anos
O Homem de Bem
Vinicius Dall'Acqua
Cinema (Cine-baldi)
Sinopse: O passado e o presente de 3 personagens conduzem a uma situação limite onde a relação de poder e a força do dinheiro determinam seus destinos.
Ficha técnica: Roteiro e Direção – Vinicius Dall'Acqua; Produção – Ricardo Zammarian; Direção de Arte – Leonardo Bauab Aissa; Direção de Fotografia – José Vitor Gomes; Som Direto – Jef Telles; Edição – José Vitor Gomes e Vinicius Dall'Acqua; Elenco – Harlen Félix, Ícaro Negroni, Maurício Gomes; Continuidade – Luíza Araújo Braz
Duração: 15'45″
Classificação: 14 anos
Prezênite – Vagões em Movimento
Jef Telles
Artes Integradas (Instalação)
Sinopse: Poderia ser uma rua sem saída ou um jardim de memórias esquecidas. Neste beco, o tempo parou, mas as palavras e as imagens retumbam as cinzas dos nossos movimentos. “Prezênite” é um lapso, um rabisco, o limiar da urgência: um momento, o seu. A partir do meu.
Ficha técnica: Concepção e Direção Geral:Jef Telles; Trilha Sonora do Time Lapse: “Suíte Orquestral A Lenda do Pássaro Azul” de Fernando Marques; Produção: Daniela Honório; Fotografia: Jorge Etecheber; Videoartes e Performance: Jef Telles
Duração: de 60 minutos a 5 horas, dependendo do formato de acordo com o evento.
Classificação: 12 anos
Barteliê
A partir das 22h
Bang Bang
Dólar Furado
Música
Sinopse: Show musical com a banda do velho oeste rio-pretense Dólar Furado, musicas autorais e clássicos do bang bang.
Ficha técnica: Produção musical: Dolar Furado; Produção executiva: Carbyne Lion; Assistente: Milla Carvalho Russo; Integrantes: Fred Pala (guitarra e voz), Theo Russo (bateria e voz), Matheus Rozani (baixo e voz) e Jader Marquez (piano e voz)
Duração: 50 minutos
Classificação: livre
- Cidades2 dias
“Ninguém vai apreender minhas armas”, diz homem para policiais militares
- Cidades2 dias
‘Do nada’, carro pega fogo estacionado em Rio Preto
- Cidades19 horas
Mulher fica em estado gravíssimo após acidente na W. Luís nesta quarta-feira
- Cidades2 dias
Advogada cai em golpe ao telefone e perde quase R$ 10 mil