Cultura
Fotodocumentarismo de Santiago Garcia terá oficina formativa na Secretaria de Cultura
A oficina será realizada no dia 1º e coincide com a exposição na secretaria de Cultura, que vai de 25 de novembro até dia 02 de dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (17) 99155 4464 (também WhatsApp). A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas

Como extensão da exposição “O Humano Pela Técnica”, projeto do fotógrafo Santiago Garcia contemplado com o Prêmio Nelson Seixas 2017, será realizada uma oficina formativa no começo de dezembro com a linguagem característica que marca o trabalho do autor: retratos com fotografia em preto e branco.
A oficina será realizada no dia 1º e coincide com a exposição na secretaria de Cultura, que vai de 25 de novembro até dia 02 de dezembro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (17) 99155 4464 (também WhatsApp). A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas.
O olhar para a própria profissão, na busca da essência da arte de fotografar, é algo inerente ao trabalho de Santiago. A oficina formativa que integra o seu projeto é uma reprodução do que ele já pratica normalmente.
Sempre que tem um tempinho, realiza cursos particulares voltados a quem tem vontade de aprender sobre fotografia analógica. Nessas aulas ele ensina a como fotografar em cor e principalmente em PB.
A proposta nesses cursos particulares é que o aluno trabalhe com equipamento analógico e, dessa forma, conheça alguns dos elementos fundamentais da imagem, como fotometria, filtros, composição e lentes. Um pouco dessa noção fotográfica será discutira na oficina formativa gratuita.
Em completa sintonia com a proposta do prêmio concedido pela Prefeitura, via Secretaria Municipal de Cultura, Santiago está levando sua exposição para os mais diferentes lugares e públicos, a fim de promover o debate sobre a atividade fotográfica na cidade. Para isso, faz a apresentação de imagens a partir do registro cotidiano de profissionais da fotografia rio-pretense, atualmente com os retratados: Ricardo Boni, Ricardo Milani, Alex Pelicer, Cláudio Sartor.
De caráter itinerante, é definida pelo autor como fotodocumentarismo e tem como objetivo lançar luz sobre os fotógrafos de Rio Preto. – “É um projeto que estende o viés teórico do meu doutorado para a prática fotográfica de tudo o que pretendo discutir”, comenta o fotógrafo e jornalista, numa referência ao trabalho de pesquisa que já realiza na Universidade de São Paulo (USP), como aluno de doutorado em comunicação e também bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
A exposição está atualmente na biblioteca da Unesp/Ibilce de 10 a 23 de novembro. Depois, em virtude da oficina formativa, segue para a Secretaria de Cultura. Na sequência, “O Humano Pela Técnica” segue para o Shopping Cidade Norte (de 4 a 10 dezembro), Mercadão Municipal (de 11 a 17 de dezembro) e Plaza Shopping (de 17 a 23 dezembro). Os ensaios ainda podem ser conferidos na página oficial criada por Santiago no Facebook (https://www.facebook.com/humanopelatecnica/) e também pelo Instagram @ohumanopelatecnica, que são atualizadas rotineiramente e mostrarão a íntegra dos ensaios realizados.
SERVIÇO
Oficina Formativa “A Fotografia Por Meio Da Fotografia: O Humano Pela Técnica”, e exposição fotográfica itinerante de Santiago Garcia
Quando: de 25 de novembro a 2 de dezembro
Onde: Secretaria de Cultura de Rio Preto
Oficina formativa: 1 de dezembro, na Secretaria de Cultura. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (17) 99155 4464 (WhatsApp). A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas.
- Nacional2 dias
Conheça como funciona o ‘carro das multas’ que circula em São Paulo
- Cidades2 dias
Em Rio Preto, atleta amador cadeirante é preso por tráfico de drogas
- Cidades2 dias
Polícia Militar prende dois por roubo na madrugada deste domingo em Rio Preto
- Cidades1 dia
Setpar apresenta as sete maravilhas de Rio Preto