Redes Sociais

Cultura

Artista e pesquisador Jorge Menna Barreto faz palestra neste sábado no Sesc

Com o tema “Deixe que o lugar determine”, a palestra acontecerá às 14h aberta ao público

Publicado há

em

Já ouviu falar em site specific? A expressão tem sido usada em arte desde o final da década de 1960 para caracterizar obras que dependem de um determinado contexto para construírem o seu significado. E esse conceito será tratado pelo artista e pesquisador Jorge Menna Barreto na palestra “Deixe que o Lugar Determine”, em março, no Sesc Rio Preto.

O encontro acontece no dia 24, sábado, das 14h às 16h, dentro da programação do projeto Mola, e tratará desse conceito enquanto ideia-problema e será abordado a partir de referenciais teóricos e práticos. A palestra é aberta a todos os interessados e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas no sescsp.org.br/riopreto ou na Central de Atendimento. 

 Nascido em Araçatuba e vivendo no Rio de Janeiro, Jorge Menna Barreto é artista e pesquisador. Há 20 anos, deixa que o lugar determine aquilo que irá construir e, mais recentemente, o que irá comer. É professor no Instituto de Artes da UERJ, Rio de Janeiro (RJ), e doutor em Poéticas Visuais em Artes pela USP (2012), São Paulo (SP). Desde sua pesquisa de pós-doutorado na UDESC (2014), em Florianópolis (SC), tem investigado relações possíveis entre agroecologia e as práticas site specific em arte.

 Em 2016, participou da 32ª Bienal de São Paulo, com a obra Restauro Escultura Ambiental. O projeto levanta questões acerca da construção dos hábitos alimentares e sua relação com o ambiente, a paisagem, o clima e a vida na terra. A obra operou como um restaurante, em parceria com Vitor Braz, cujo cardápio, elaborado com a nutricionista e chefe Neka Menna Barreto e a Escola Como Como de Ecogastronomia, em São Paulo, priorizou a diversidade do reino vegetal de origem agroflorestal.

 O projeto

O projeto Mola teve início em novembro de 2017, coordenado pelos artistas Lucas Bambozzi e Fernando Velázquez. Envolve exercícios práticos e teóricos que levantam questões reincidentes no circuito das artes, comunicação e tecnologia, como premissas de desafios para os artistas.

 Também no dia 24, sábado, às 10h, será realizado o Encontro do Grupo de Estudos e Acompanhamento de Artistas com Foco em Arte, Ciência e Tecnologia, com Fernando Velázquez.

Fernando Velázquez é artista transdisciplinar. Mestre em Moda, Arte e Cultura pelo Senac-SP, pós graduado em Vídeo e Tecnologias On e Off-line pelo Mecad de Barcelona, participa de exposições no Brasil e no exterior. Foi professor convidado na PUC-SP, FAAP-SP e Senac-SP e ministra palestras e workshops em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Tem organizado projetos e exposições como Motomix 2007, Papermind Brasil e Projeto !wr? e, desde 2015, é o curador e diretor artístico do Red Bull Station em São Paulo.

 Com duração de 10 meses, o projeto Mola resultará em uma exposição coletiva na qual os trabalhos desenvolvidos durante o percurso serão associados às obras propostas pelos coordenadores. Os encontros do Grupo de Estudos são sequenciais. Portanto, para essa atividade, as vagas estão esgotadas.

 

Confira a programação:

MOLA

Ambiente de discussão crítica a partir de projetos artísticos e portfólios dos participantes. Envolve exercícios práticos, teóricos e de análise compartilhada, com abordagem de questões reincidentes no circuito das artes, da comunicação e da tecnologia como premissas de desafios para os artistas.

Palestra
Deixe que o lugar determine

Com Jorge Menna Barreto, artista e pesquisador.
A expressão site specific tem sido usada em arte desde o final da década de 1960 para caracterizar obras que dependem de um determinado contexto para construírem o seu significado. O encontro tratará desse conceito enquanto ideia-problema e será abordado a partir de referenciais teóricos e práticos. Inscreva-se em sescsp.org.br/riopreto ou na Central de Atendimento.
Dia 24, sábado, 14h às 16h.
Uso Múltiplo. 40 vagas. Grátis.

AS MAIS LIDAS