Redes Sociais

Cultura

Tony Tornado faz show no Sesc Rio Preto em setembro

Acompanhado pelo grupo Funkessência, Tony Tornado faz apresentação gratuita, no dia 26, às 21h

Publicado há

em

No ano de 1970, quando Hilton Gomes falava sua célebre frase “Boa sorte, Maestro!”, no Festival Internacional da Canção, um dos grandes nomes do funk americano e da soul music brasileira estava para despontar. No auge de seus 88 anos Antônio Viana Gomes, ou simplesmente Tony Tornado, movimenta plateias por onde passa.

Assim, no dia 26 de setembro às 21h, o rio-pretense terá a oportunidade de prestigiar e dançar grandes sucessos da carreira do cantor como “BR3”, “Pode Crer, Amizade” e “Uma Vida”. Tony vem acompanhado pelo grupo Funkessência, com um repertório repleto de funk e soul music.

A apresentação, que é gratuita, compõe o projeto Sonora, do Sesc Rio Preto, que traz todos os meses, apresentações musicais de diversos estilos.

 

Tony Tornado

Filho de pai guianense e mãe brasileira, aos 11 anos de idade Tony fugiu de casa e foi parar no Rio de Janeiro onde se tornou menino de rua e ganhava a vida vendendo amendoim e engraxando sapatos. Tony iniciou sua carreira artística nos anos 60 com o nome artístico de Tony Checker, dublando e dançando no programa “Hoje é dia de Rock” de Jair de Taumaturgo, nessa época Tony imitava os cantores Chubby Checker e Little Richard. Nos anos 60, viajou aos Estados Unidos onde morou por cinco anos em Nova York e lá conheceu outro brasileiro também cantor, Tim Maia. Em 1970, adotou o nome com o qual passou a ser conhecido “Tony Tornado”.

Influenciado por James Brown, Tony foi um dos artistas que introduziu a soul music e o funk na música brasileira. Nesse mesmo ano, ao lado do Trio Ternura defendeu a canção BR-3, que conseguiu o primeiro lugar no festival. Estreou na televisão em 1972 com a novela Jerônimo, da TV Tupi. Atualmente Tony se apresenta nos palcos de todo país cantando seus maiores sucessos, acompanhado da banda Funkessência e de seu filho, o cantor e também ator Lincoln Tornado.

 

Serviço

Dia 26, quarta, às 16h.

Comedoria. Grátis. Livre

AS MAIS LIDAS