Redes Sociais

Cultura

Janeiro da Comédia apresenta Desventuras de um Quixote em Terras de um país qualquer ou nenhum

A atração será nesta sexta-feira, 25, às 20h, no Teatro Paulo Moura. Nesta apresentação não será necessário levar um litro de leite para trocar por ingresso, como acontece nos demais dias

Publicado há

em

A 17ª edição do Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC) traz para Rio Preto nesta sexta-feira, 25, às 20h, a história do cavaleiro Dom Quixote, um dos personagens mais queridos e explorados na área cultural. Como de costume, trata-se de um cidadão que não enxerga a realidade ao seu redor, mas vê monstros e perigos invisíveis. Sua luta é pelos mais fracos e pelo bem, de uma forma geral. Para essa apresentação, não será necessário levar um litro de leite para trocar por ingresso, como acontece nos demais dias.

No sábado, 26, às 11h, Dom Quixote vai para a Mostra Descentralizada, que pela primeira vez espalha os espetáculos do JBC para palcos alternativos de vários locais da cidade. A peça será apresentada na praça Dom José Marcondes, no Centro. Nesta sexta-feira também tem apresentação do espetáculo Circo de Coisas, às 20h, no Eco Santo Antônio pela Mostra descentralizada. No local a entrada é gratuita.

O Janeiro Brasileiro da Comédia é uma realização da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura.

Sinopse da peça

O cenário é montado sobre uma Kombi com um palco superior, recebendo os atores em cortejo, cantando a música-tema do espetáculo que abre os trabalhos e conta a história de um reino não muito distante e com um monarca não muito diferente dos nossos governantes.

Além do rei, os personagens se dividem entre o Primeiro-Ministro; a cidadã Dulce (que batalha por melhorias na educação, saúde e transporte); um empresário, que vem cobrar uma dívida do reino; a Grande Mídia; Cidinha, a moradora de rua; e por último, Quixote, que acaba condecorado como cavaleiro real e colocado pelo rei e pela mídia para vagar pelo reino em busca dos “bandidos” que o deixaram em um estado de abandono e pobreza. Antes disso, ele recebe um par de  óculos com a desculpa de ajudá-lo a encontrar os inimigos do reino, mas que na verdade manipula sua visão fazendo-o ver monstros onde não há.

Confira a programação do Janeiro Brasileiro da Comédia

Animo Festa – São José dos Campos

26/1- 20h – Teatro Paulo Moura

27/1 – 20h – Mostra Descentralizada – Centro Cultural Vasco

João,  alfaiate – um herói inusitado – Rio de Janeiro

27/1 – 17h – Teatro Municipal Paulo Moura

28/1 -20h – Mostra Descentralizada – CÉU das Artes

Mistérius – Campinas

28/1 – Teatro Paulo Moura

29/1 – 20 h – Mostra Descentralizada – Praça de Talhado

Julia & Julio– Rio de Janeiro

29/1 – 20h – Teatro Municipal Paulo Moura

30/1 – 20h – Mostra Descentralizada – Centro Cultural Manoel Antunes

{Entre} Cravos e Lírios – Brasília

29/1- 20h – Mostra Descentralizada – GTR

30/1 – 20h Teatro Municipal Paulo Moura

 

AS MAIS LIDAS