GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Cultura

Riopreto Shopping recebe circuito de exposições em homenagem aos 167 anos da cidade

Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, o fotógrafo Guilherme Baffi, o projeto Mosaic_arte e o Fotoclube Rio Preto e Branco organizam eventos comemorativos no centro de compras

No dia 19 de março São José do Rio Preto completa 167 anos e, para comemorar, o Riopreto Shopping Center realiza circuito de exposições que homenagem a maior cidade do noroeste paulista. Grandes eventos marcam o circuito comemorativa em homenagem a data. 

Explorando as várias vertentes da criação artística plástica, a Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (ARLEC) apresenta exposição de obras de seus membros acadêmicos artistas plásticos, de 11 a 18 de março, contemplando nomes como Araguaí Garcia, Jocelino Soares, Lézio Júnior, Luiz Dino Vizotto, Maria Helena Curti e Sérgio Vicente Motta. A exposição comemora os 10 anos da fundação da ALERC.

De 16 a 24 de março, a exposição fotográfica Paixão por São José do Rio Preto, do fotógrafo rio-pretense Guilherme Baffi percorre a cidade eternizando momentos diferentes, que retratam a arquitetura da cidade, seus moradores, o espírito esportivo e histórias. As imagens também estampam cartões-postais especiais que serão distribuídos gratuitamente para a população em pontos variados. “Sou um apaixonado por São José do Rio Preto e queria homenagear a cidade de alguma forma. Assim surgiu a ideia de eternizar a cidade para os seus moradores. Como a edição de 2018 foi um sucesso, entendi que valia apena repetir, usando imagens inéditas. Os cartões-postais poderão ser guardados por quem os receber ou repassados como presente para outras pessoas, com mensagens que toquem o coração de cada um”, comemora Guilherme Baffi.

O Mosaic_arte, projeto ganhador da categoria Artes Visuais do Prêmio Nelson Seixas, também faz parte do circuito com uma exposição de um trabalho feito a partir de uma criação coletiva de obra baseada na releitura do trabalho do artista plástico primitivista rio-pretense “José Antônio da Silva”. O projeto tem como base de criação plástica a mescla entre as técnicas de mosaico com cerâmica e pintura látex e conta com os artistas Ricardo Zammarian, Gustavo Arão, Elissa Pomponio e Vinicius Dall’Acqua.  O evento vai de 18 a 28 de março no Riopreto Shopping.

Com o objetivo de levantar reflexões em torno do trabalhador rio-prentese, o Fotoclube Rio Preto e Branco apresenta a exposição “Profissões”, que aborda, por meio de fotografias, profissões ditas como liberais na sociedade moderna. Profissões como caricaturista, eletricista, churrasqueiro, maquiadora, funileiro, técnico de Internet, jornaleira, técnico de biotério, jardineiro, professora, comerciante, médico, artista plástica, enfermeira e soldador são representados pelos cliques dos fotógrafos Ruy Barbosa Júnior, Sylvia Cury, Bruna Berton, Paulo Berton, Mauricio Brasolo, Celso Leandro, Victor Natureza, Suzi Ruiz, Gisele Spiewak, na exposição que acontece de 18 a 24 de março.

Por Da Redação em 14/03/2019 às 14:30
TerrasAlphaville