Redes Sociais

Cultura

Bate-papos são destaque na programação do Sesc Rio Preto

Racismo e poesia marcam as atividades dessa quarta-feira, dia 13, e quinta-feira, 14

Publicado há

em

Negrura: substantivo feminino – a cor negra; qualidade de negro; negridão. Algo que não se esconde ou camufla, que o ato de exibi-la em público deflagra uma luta e inicia uma revolução. Uma identidade a ser abraçada, reocupando espaços, conquistando, criando e expandindo narrativas, retomando símbolos.

Em Novembro, o Sesc Rio Preto celebra a negrura nas artes a partir de obras que dialogam com a afirmação da identidade negra em diversos campos de expressão, compondo um painel plural sobre a experiência negra contemporânea.

Nessa quarta-feira, a parir das 19h30, acontece o bate-papo “Racismo em Atos Diários”, com Tia Ma, jornalista e atriz baiana e Joel Luiz Costa, advogado criminal da favela carioca Jacarezinho e do Fórum Grita Baixada. A mediação fica por conta de Fabiano Maranhão.

Eliminar o racismo exige o questionamento e implosão de atitudes, hábitos, mecanismos e leis com raízes profundas, que estruturam a sociedade. Os convidados traçam este panorama, que engloba de ações cotidianas às leis de segurança. O evento será no Teatro da unidade, com capacidade para 288 pessoas. Os ingressos devem ser retirados a partir das 19h.

Na quinta-feira, dia 14, o bate-papo vai ser com Sérgio Vaz, poeta e criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia). “A periferia não é apenas um lugar, mas um sentimento e uma identidade”. É assim que Sérgio Vaz descreve esse espaço urbano que sempre se projetou como uma potência cultural. Neste encontro, que tem início às 14h, o poeta destaca como este movimento se fortalece nas comunidades e amplia os horizontes dos moradores.
As duas atividades são gratuitas.

AS MAIS LIDAS