Redes Sociais

Cultura

Prefeitura de Rio Preto homenageia Dinorath do Valle em Mostra dos Núcleos Culturais

Documentário registra vida e obra da professora e escritora

Publicado há

em

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou a programação das apresentações artísticas dos Núcleos Municipais de Artes e Cultura, e o lançamento do documentário sobre a vida e a obra de Dinorath do Valle.

Os Núcleos tiveram sua formação em 2001. A Casa de Cultura Dinorath do Valle passou a ser o espaço de formação em dança, teatro, música e artes plásticas, oferecendo aulas gratuitas a população, de todas as idades. Além disso, os Núcleos disseminam cultura em diferentes regiões da cidade, em parcerias com projetos sociais.

As modalidades artísticas disponíveis são artes plásticas (aquarela, pintura em tela, desenho de observação), dança (ballet clássico, dança contemporânea, dança de salão, jazz, sapateado), música (bateria, instrumentos de sopro, instrumentalização para banda, piano, teclado, teoria musical, viola caipira, violão, violino) e, teatro (leitura dramática, produção, teatro infantil/ juvenil/adulto).

Diferente de anos anteriores, os Núcleos tiveram apenas um tema para que fosse utilizado pelos participantes dentro de cada área cultural: a vida e obra da professora e escritora Dinorath do Valle.

Durante o ano, os participantes dos Núcleos, nas linguagens de música, dança, teatro e artes plásticas, dedicaram-se a conhecer e reconhecer Dinorath, sua vida e sua obra. O resultado foi um documentário intitulado “Bravo, Dinorath!” que será apresentado antes de cada apresentação artística que acontece neste mês.

“No ano do cinquentenário da Casa de Cultura, e a figura da Dinorath que devemos muito a esta artista fantástica, conversamos com os professores e eles toparam o desafio. Um passeio pela obra da Dinorath. Ela era uma grande roteirista com diversas premiações. Demos essa condição dos núcleos trabalharem esse tema”, destaca o secretário de Cultura Pedro Ganga.

Confira a programação dos Núcleos Culturais:

TEATRO

Teatro Municipal Nelson Castro – entrada franca

Quarta, dia 21

20h

São José de Botas

Memórias da menina do povo

21h

Não me cegue

Apnéia

Suspenda

Quinta, dia 21

20h

Pause Escute

Pau Brasil

Sexta, dia 22

20h

Mancha

Suspenda

Maria, me dá café!

29/11, sexta

20h

1-     A hora do jogo

2-     Memórias “Dela”, Vivências nossas

3-     Tempo

AS MAIS LIDAS