GAZETA DIGITAL ISSUU - Gazeta de Rio PretoISSUU - Gazeta de Rio Preto

Cultura

Janeiro Brasileiro da Comédia tem início nesta quinta-feira

A 18ª edição do JBC será realizado entre os dias 23 e 30. O festival terá como palco o Teatro Municipal Paulo Moura, localizado no Complexo Swiftto

O Janeiro Brasileiro da Comédia (JBC) chega à sua 18ª edição, com uma programação mais ampla, com 11 espetáculos, trazendo o melhor do teatro nacional de comédia e humor para Rio Preto. No ano passado, o JBC teve oito espetáculos. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, o Janeiro da Comédia será realizado entre os dias 23 e 30 deste mês. Neste ano, pela segunda vez, o festival terá como palco o Teatro Municipal Paulo Moura, localizado no Complexo Swift.

O evento foi transferido para o local, devido ao projeto de reforma do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, onde é tradicionalmente realizado.

Sucesso no ano passado, a Mostra Descentralizada também acontece pela segunda vez, levando os espetáculos do Janeiro Brasileiro da Comédia para diversos locais da cidade.

Mostra Descentralizada

Na edição 2020, assim como no ano anterior, além da Mostra Oficial que acontecerá no Teatro Paulo Moura, a expansão do JBC percorre outros sete locais da cidade com a Mostra Descentralizada. São eles: CEU das Artes Aristides dos Santos; Complexo Swift (mezanino); Teatro Municipal Nelson Castro; Centro Social Estoril; Jardim Suspenso do Terminal Urbano; Eco Santo Antônio e Praça dos Esportes e Cultura de Engenheiro Schmitt. A Secretaria Municipal de Cultura recebeu 62 inscrições de espetáculos de todo o Brasil e oito foram selecionados para compor a grade de programação, além de mais três convidados pela curadoria. O JBC traz ainda, ações formativas que refletem sobre o papel do riso. Todas as atividades formativas são gratuitas e para os espetáculos da Mostra Oficial, no Teatro Paulo Moura, o público deverá trocar 1 litro de leite (em caixinha) por 1 ingresso. Já as apresentações de espetáculos da Mostra Descentralizada terão entrada gratuita.

Espetáculos

Os espetáculos do JBC 2020 são: O Rei da Vela (Parlapatões, Patifes e Paspalhões - São Paulo/SP); A Farra do Boi Bumbá (Os Ciclomáticos Cia de Teatro - Rio de Janeiro/RJ); No Dia Seguinte – a quase história da tevê brasileira (Antropofocus -Curitiba/PR); H2OBoom (Regazzoni e Tressi Produções Culturais - São Paulo/SP); Queijo & Goiabada – Das canções que você não autorizou pra mim (Cia Cênica - São José do Rio Preto/SP); Spaghetti (Seres de Luz Teatro - Campinas/SP); Ordinários (LaMínima Circo e Teatro - São Paulo/SP); O Circo Bélico (Trupe da Lona Preta - São Paulo/SP); Fuzurufafa Bafafazuru (Circo Teatro Rosa dos Ventos -Presidente Prudente/SP); Histórias Extraordinéditas (Antropofocus - Curitiba/PR) e Pequena ladainha anti dramática para a reunião de emergência dos catedráticos da Instituição Feitosa Bulhões a excelência do ensino em mais de cinco décadas de funcionamento (Cia do Bife - São Paulo/SP).

Histórico JBC

O Janeiro Brasileiro da Comédia foi criado em 2003 para comemorar os 30 anos do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e, em 2020, completa 18 anos de história. O JBC é um projeto composto por mostra de espetáculos nacionais do gênero comédia; atividades formativas; debates, envolvendo artistas participantes e convidados, dentre outras ações.

O processo de avaliação das propostas inscritas foi realizado em três etapas: triagem administrativa com conferência de todos materiais obrigatórios; processo seletivo que vai avaliou o conteúdo das propostas classificadas na primeira etapa e contratação.

A curadoria do JBC é de Jorge Vermelho, assessor da Secretaria de Cultura e a comissão de seleção dos espetáculos foi composta por Alexandre Mate, Cida Almeida e Ésio Magalhães, profissionais na área.

Formativas

As ações formativas do JBC 2019 serão compostas por debates ao fim de cada apresentação no Teatro Paulo Moura e workshops que acontecem no mezanino e chaminé do Complexo Swift . Os workshops serão: O ator autoral e seu corpo (Os Ciclomáticos - Rio de Janeiro/RJ); Improvisação para atores e não atores (Antropofocus - Curitiba/PR); Acrobacias de solo (Rosa dos Ventos – Presidente Prudente/SP); Poéticas do malabarismo (Regazzoni e Tressi - São Paulo/SP); Palhaçaria e comicidade física (LaMínima - São Paulo/SP); Diálogos cênicos entre o clássico, o popular e o contemporâneo (Cia Cênica - São José do Rio Preto/SP) e Clown: como se fosse a última vez (Seres de Luz Teatro - Campinas/SP).

Debates

Os debates são realizados após as apresentações na Mostra Oficial (Teatro Municipal Paulo Moura) e são espaços de reflexão acerca da fruição da obra apresentada, oferecendo elementos para a análise crítica e entendimento do processo de construção do espetáculo. A mediação dos debates será de Alexandre Mate. As inscrições para as formativas já estão abertas e devem ser feitas no Complexo Swift (Núcleo de Artes), localizado na Av. Duque de Caxias, 3900 - Jardim dos Seixas ou no portal da Prefeitura, na página do JBC: www.riopreto.sp.gov.br/2020jbc. O telefone para mais informações 3202-2313. Confira a programação completa do JBC no portal da Prefeitura: www.riopreto.sp.gov.br/2020jbc

Por Da Redação em 21/01/2020 14:25
TerrasAlphaville