Cultura

Artista rio-pretense é selecionado para festival nacional de multilinguagens

Dentre os vídeos selecionados estão “Teimosia”, “O começo do fim do Mundo”, “Fim do Mundo” e "Desaforo"

O artista rio-pretense Glauco Garcia, teve quatro vídeos selecionados para participar do Festival Up. De âmbito nacional, e em caratér emergencial, o festival visa promover o encontro dos artistas independentes com o público por meio de cinco vertentes culturais: música, dança, teatro, humor e literatura. E foi se enveredando por meio das palvras que Garcia chegou ao Festival Up.

Como medida para não enlouquecer, "assim que começou a quarentena comecei a escrever e produzir os vídeos", conta Garcia. Das anotações foram criados nove vídeos que falam sobre assuntos diversos, dos quais quatro já foram selecionados: “Teimosia”, “O começo do fim do Mundo”, “Fim do Mundo” e "Desaforo". Para assistir a todos os vídeos produzidos por Garcia, basta clicar aqui.

O festival

Durante a pandemia causada pelo novo coronavirus, a população como um todo e vários setores da sociedade estão enfrentando um momento difícil. Com o isolamento social, os artistas independentes perderam a possibilidade de realizar espetáculos e pequenas apresentações, ao mesmo tempo em que as pessoas estão, em casa, sedentas por entretenimento e conteúdos diferenciados.

Com o objetivo de conectar estas duas pontas nasceu a ideia de realizar o Festival Up! ​Artistas do Brasil inteiro estão produzindo e enviando conteúdos, que são avaliados por uma equipe de curadores e, se selecionados, são remunerados e o material disponibilizados na plataforma do Festival. "O mais legal é ver, em meio a tantos artistas, a prosódia simples do sujeito da terra, da sabedoria pé no chão". Participar de um festival como esse é "sobretudo, uma questão de representatividade pro povo do interior paulista", comenta Garcia.

O Festival Up! fica no ar até o dia 12 de julho, apresentando diariamente uma série de conteúdos inéditos para a galera do #FicaEmCasa. 

Do Up para o Sesc

A convite do Sesc Rio Preto, o artista atualmente está produzindo uma série de cinco vídeos, intitulada "Felicidade e outros causos". O projeto faz parte do Trabalho Social com Idosos (TSI) e será vinculado nas redes sociais da unidade. O primeiro episódio, onde o ator verbaliza as mais diversas interpretações da tão almejada "Felicidade", foi ao ar no dia 5 desse mês e pode ser visto, clicando aqui. Para acompanhar os demais vídeos da série basta se inscrever no canal do youtube Prosa e Pé no Chão ou acompanhar Glauco Garcia pelas redes sociais.

 

Por Da Redação em 20/06/2020 15:00
Taflex 28/05/2020