Cultura

Cantora faz Batuque na Cozinha enquanto prepara prato típico da culinária baiana

A cantora e amante da culinária, Jaqueline Cardoso apresenta um repertório cheio de sabor, a partir das 20h

Resgatar memórias ligadas afetivamente a aromas e sabores é o objetivo do Batuque na Cozinha, atividade que tem como matéria-prima receitas populares que fazem parte da cultura brasileira, tantas vezes esquecidas ou sequer conhecidas pelas gerações mais jovens.

A atividade, que faz parte do Projeto Território Cênico, será constituída de dois encontros, onde serão preparados dois diferentes pratos ao sabor de muita música e contação de “causos”. No primeiro encontro, que acontece nessa quinta-feira, a partir das 20h, a cantora e amante da culinária, Jaqueline Cardoso, vai preparar uma moqueca de peixe ao som de música baiana.

Para assistir ao show, que vai ser transmitido ao vivo pelas redes sociais da Cia. Cênica, basta clicar aqui. A redação do Gazeta de Rio Preto conversou com a cantora, musicista, atriz, pesquisadora de cultura popular e amante da culinária, Jaqueline Cardoso e traz uma porção do que vai ser apresentado.

Gazeta de Rio Preto - De onde surgiu a ideia de fazer o Batuque na Cozinha?

Jaqueline Cardoso - O Batuque nasceu da vontade de tocar, cantar e cozinhar. Da minha paixão de dividir sabedoria com outras pessoas. Comer junto, trocar receitas, saberes. A primeira oficina foi um especial das receitas do Bar ZiCartola em 2015. De lá pra cá coloquei mais receitas populares e coisas que faziamos em casa. Me juntei com a produtora, atriz e cozinheira, Clara Tremura, e demos uma encorpada no projeto.

GRP - Quando e onde foi realizado o primeiro Batuque, qual o prato?

JC - A primeira edição aconteceu no Sesc Rio Preto. Fiz uma feijoada e um frango com quiabo, de sobremesa tinha pudim de leite, foi uma maravilha.

GRP - Como é feita a escolha do cardápio e do repertório?

JC -  Escolho o cardápio me baseando em coisas que eu tenho costume de fazer, que via minha mãe e minha tia cozinhando. Como sou cantora de musica brasileira, tenho um amplo repertório, então é fácil. No repertório da moqueca que vou preparar, não tem como não ter música baiana. Caetano, Gil, Caymmi, um pouco de Timbala, Daniela... é igual tempero, um pitadinha de cada coisa.

GRP - Qual ingrediente não pode faltar em uma cozinha?

JC - Na minha cozinha não pode faltar alho, cebola, pimentas e sal. Com esses temperos ja da pra começar.

GRP - Qual o repertório ideal para a Moqueca?

JC - Pra mim o repertório da Moqueca tem q ser alegre, colorido... A felicidade é o sabor do prato, a cara da Bahia de minha avó.

Para preparar a receita de Moqueca de Peixe, que serve até quatro pessoas, você vai precisar dos seguinte ingredientes:

• 4 postas de cação ou garoupa (700 gramas)

• suco de 1/2 limão

• 2 cebola grande cortada em rodelas

• 1 pimentão vermelho

• 1 pimentão verde

• 1 pimentão amarelo

• 2 tomates maduros 

• 2 colheres (sopa) de coentro picado (opcional)

• 200 ml de leite de coco

• 1 colher (sopa) de azeite de dendê

 

 

Por Da Redação em 30/07/2020 16:48