Cultura

Cia. Cênica lança programação cultural online com mais de 40 ações

Das ações, em apenas em quatro haverá necessidade de inscrição, entre elas a Feira Virtual de Economia Criativa

O Território Cênico 2020, promovido desde 2016 pela Cia. Cênica, esse ano terá uma vasta programação cultural produzida especialmete para a internet. Ao todo serão 40 atividades gratuitas para todas as idades, envolvendo literatura, teatro, música, dança, fotografia, cultura popular, economia criativa e cultura digital.

Em razão do distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19, o Território foi readequado e, pela primeira vez, terá uma edição 100% online. A programação começa no dia 16 e vai até dia 24 de setembro. De dentro de sua própria casa, o público poderá participar de doze ações de formação e intercâmbio artístico, como oficinas, bate-papos e pesquisas envolvendo as artes cênicas e a cultura popular.

Ainda vão acontecer 28 ações de difusão, como shows musicais, contações de história, sarau, leituras dramáticas, entre outras atividades. Um dos destaques é um bate-papo com o dramaturgo e diretor teatral Pedro Kosovski, um dos fundadores da Aquela Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro (RJ).

Além das lives, no canal da Cia. Cênica no YouTube, outros recursos serão usados na programação, como publicações de vídeos e fotos no Facebook e Instagram e até comunicação via WhatsApp. “Com a readequação do projeto para o online, conseguimos ampliar o número de atividades e esperamos com isso aumentar também o alcance das ações”, comenta Fágner Rodrigues, diretor da Cia. Cênica.

Abertura

No dia 16 de julho, apartir das 20h, acontece a abertura do Projeto Teritório Cênico 2020, com participação do coletivo Pretas PalaBRas. O sarau Pretas PalaBRas emerge em contra-ação ao racismo e ao machismo operantes em toda sociedade. A força motriz de resistência e luta das mulheres negras, desde sua ancestralidade, fez e faz com que consigam transformar dores e alegrias em resiliência e expressão de arte. Pretas PalaBRas é um coletivo poético de voz e resistência de mulheres negras da América Latina que promove, em saraus e encontros literários, a vida, a luta, a visibilidade e o protagonismo preto. Entre as integrantes estão Anna Claudia Magalhães, Mayara Ísis, Silane Santana e Yanelys Abreu.

Atividades

Das 40 ações do projeto, em apenas quatro haverá inscrição, são elas a Feira Virtual de Economia Criativa; as pesquisas “Corpo em Crise - Uma Relação entre a Dança e o Tempo” e “Medicina de Quintal” e a Mostra Caleidoscópio de Fotografia, com curadoria de Jorge Etecheber, que vai selecionar seis imagens de fotógrafos profissionais ou não, produzidas dentro de suas casas na quarentena.

Os links para as inscrições serão disponibilizados no site da Cia. Cênica, onde será possível acessar mais informações. A programação do Território Cênico 2020 é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A Cia. Cênica foi contemplada pelo Edital de Apoio à Manutenção e Modernização de Espaços Culturais e o projeto contemplará ações relacionadas ao funcionamento da Sede Cênica, aquisição de equipamentos e materiais, remuneração da equipe de gestão e artistas envolvidos, além da produção de um vídeo documental sobre o projeto.

 

 

Por Da Redação em 12/07/2020 18:19