Redes Sociais

Cultura

Mostra Virtual com fotos da quarentena tem início hoje, nas redes sociais da Cia. Cênica

Mostra Caleidoscópio de Fotografia apresenta imagens produzidas por moradores de Rio Preto, em suas casas, durante a quarentena

Publicado há

em

Começou nesta segunda-feira, dia 27, a Mostra Caleidoscópio de Fotografia, que apresenta imagens produzidas por moradores de Rio Preto em suas casas durante a quarentena, usando câmeras profissionais ou amadoras e dispositivos móveis.

A mostra é promovida pela Cia. Cênica em seus perfis no Facebook e Instagram, dentro da programação do Território Cênico 2020. A curadoria foi realizada pelo fotógrafo Jorge Etecheber. A mostra recebeu ao todo 36 inscrições e foram selecionadas seis imagens. Dentre os selecionados estão Bruna Ferreira Retratos, Bruna Photo, Celso Leandro, Lando Amorim, Leo Pupim e Pedro Cunha.

As fotos selecionadas foram reveladas no último domingo, dia 26, com a publicação de um álbum nas redes sociais da Cia. Cênica. Até o dia 6 de setembro, a cada semana uma das fotos selecionadas ocupará a capa do perfil da companhia no Facebook e também será publicada nas redes sociais da companhia, com posts contendo informações sobre a imagem. A foto “Cabide do Caleidoscópio da Fotografia”, de Pedro Cunha, inaugurou a série de publicações nesta segunda-feira. 

Selecionados

A curadoria analizou o alinhamento aos conceitos da leitura fotográfica como enquadramento, composição da cena e luz, além da criatividade, a partir das peculiaridades que cada participante apresentou dentro da proposta e confirmação da seleção com a apreciação das respostas às perguntas previamente formuladas aos participantes. Todo o processo aconteceu sem a identificação das pessoas inscritas. 

“Seguindo a proposta de as fotografias serem realizadas em casa, durante o período da quarentena, pus-me a tentar analisar a visão das peculiaridades pessoais de isolamento que cada participante apresentava em sua cena”, conta Etecheber. “Como confirmação de escolha, pedi à Cia. Cênica que enviasse somente os textos descritivos das fotografias selecionadas, sem a identificação do participante. Através dessa análise ampla, entre imagem e texto, consegui até sugerir aos organizadores títulos às imagens selecionadas”, acrescenta. 

 

AS MAIS LIDAS