Cultura

Riopreto Shopping recebe intervenção escultórica da artista plástica Norma Vilar

Seguindo todos os protocolos de segurança, a instalação 'Geradores de arte' fica em cartaz até o dia 27 de agosto

Nesta sexta-feira, dia 07, o Riopreto Shopping recebe a Intervenção escultórica “Geradores de arte” da artista plástica Norma Vilar. Respeitando todas as normas de distanciamento e cuidando da segurança dos clientes, a intervenção conta com 12 esculturas representando o atual momento em que vivemos.

Segundo a artista, cada obra levou em média seis meses para ficar pronta, totalizando cinco anos para a conclusão do trabalho. Para a intervenção, as esculturas receberam uma nova roupagem, trazendo uma reflexão atual e necessária.

“O observador será surpreendido por obras de grande porte, humanizadas e utilizando máscaras. Para ampliar as possibilidades de interação e diálogo, cada obra é acompanhada por um painel com textos poéticos do escritor Sérgio Motta. Penso que esta intervenção é um ato de intervir, indicando uma mediação, exalando arte e amor nessa situação adversa dos dias atuais, promovendo a reestruturação”, diz Norma.

A instalação poderá ser conferida na Praça 3 de Eventos até o dia 27 de agosto, com entrada gratuita e aberta ao público. A artista utilizou diversos materiais para a elaboração das esculturas como: aço carbono, ouro, machê oxidado e ferro.

Em seu processo criativo, Norma explica o que geralmente faz: “Procuro me cercar de coisas diferentes, me livrar de preconceitos; enxergar o mundo com outros olhos; estar sempre antenada em todo tipo de arte e manifestação cultural. Mas, utilizo também as sete etapas do processo de criação, que são pesquisa, processamento, incubação, distanciamento, iluminação, verificação e produção”.

Sobre a artista

Norma Vilar é formada em artes plásticas pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), com especialização em pintura na Grécia, pós-graduada em “Arte e Criatividade” pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e técnica em design de interiores pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Com mais de 30 anos de carreira, Norma é referência no circuito artístico, já participou de exposições em Portugal, Estados Unidos, Argentina, Inglaterra, Emirados Árabes, México, França, Espanha, Itália e Áustria. A artista plástica faz parte da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura e possui sua galeria em São José do Rio Preto, onde expõe suas obras.

Por Frederico Tebar em 07/08/2020 07:40